Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COVID-19

Governo do Estado altera bandeiramento e regiões avançam à zona de risco baixo

Por Barbara Brilhante (PGE)
10/07/2021 10h12

Desde a noite da sexta-feira (09), as Regiões Metropolitana de Belém I e II, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Nordeste saíram do bandeiramento amarelo e avançaram ao verde, considerado de risco baixo de contaminação ao novo coronavírus. A nova coloração, definida pela capacidade hospitalar controlada e evolução da doença em fase decrescente, autoriza a liberação de atividades econômicas e sociais em caráter menos restritivo que as zonas anteriores. Já as demais regiões de saúde do Estado permanecem em bandeiramento amarelo, de risco intermediário. 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sespa), atualizados na manhã deste sábado (10), a ocupação de leitos clínicos no Pará é de 43,9%, enquanto que o índice de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está em 61,4%. Ainda segundo o levantamento, pouco mais de 85% das doses de vacinas recebidas pelo Estado, até o momento, já foram aplicadas na população. Ou seja, das 4.687.240 doses que chegaram ao Pará, 4.016.403 foram utilizadas no plano estadual de imunização.

O novo bandeiramento está disponível no Decreto Estadual 800/2020, publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) de sexta-feira (09). Com a atualização, fica permitida a realização de eventos privados em locais fechados com audiência de até 300 pessoas, limitada à lotação máxima de 75% da capacidade do estabelecimento. Mas não estão incluídos eventos privados que sejam abertos ao público ou com a venda de ingressos. 

Nos municípios em bandeira verde, fica permitido também o funcionamento, sem limitação de horário, de restaurantes, bares e estabelecimentos afins, desde que sejam seguidos os protocolos de prevenção contra o coronavírus. Além disso, continua sem autorizaçao a presença de público em eventos esportivos. 

Seguem proibidos e permanecem fechados, no entanto, boates, casas noturnas, casas de show e estabelecimentos similares, bem como a realização de shows e festas abertas ao público. Também estão suspensas as aglomerações em locais públicos, com quantidade acima de 300 pessoas.