Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Governo promove mais de 1.700 atendimentos em Ação Integrada de Cidadania em Salinas

Iniciativa mobilizou rede de órgãos estaduais e emitiu 250 carteiras de identidade, ofereceu serviços de saúde, jurídicos e ações educativas contra o uso de drogas

Por Gerlando Klinger (SEJU)
09/07/2021 14h19

Governador e primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, cumprimentam pai e filha durante a Ação Cidadania em Salinas nesta sexta (9)Nesta sexta-feira (09), o Governo do Pará, por meio de diversas secretarias e órgãos da administração pública, realizou uma grande Ação Integrada de Cidadania, no município de Salinópolis, no nordeste paraense. A ação emitiu 250 carteiras de identidade e ofereceu serviços de saúde e orientação jurídica à população local.

O evento promoveu um conjunto de ações sociais. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) alertou os consumidores sobre questões relacionadas ao Direito do Consumidor e também alertou sobre a importância da prevenção às drogas. A Fundação Parápaz realizou atividades do projeto Espaços Abertos, promovendo entretenimento para a comunidade, e ainda o "Balcão da Juventude", com emissão do ID Jovem, 2ª via de cpf, cartão SUS. A ParaPaz realizou, ainda, o projeto Entre Elas, que reúne mulheres para discussão e conscientização sobre tópicos como violência doméstica e empoderamento feminino. 

Helder Barbalho na Ação de Cidadania em que a Fundação ParaPaz levou o projeto Entre Elas voltado para o público feminino A Secretaria de Saúde (Sespa) garantiu consultas médicas com clínico, pediatra e ginecologista e assegurou a regulação para consultas, exames e cirurgias especializadas. A equipe da Sespa também realizou palestras sobre saúde bucal, testes rápidos de sífilis, hepatite B e C, HIV, e aplicou vacinas contra H1N1, HPV e tríplice viral (sarampo). A Defensoria Pública fez o encaminhamento para a emissão gratuita da 2ª via da certidão de nascimento.

“O Governo do Pará, por meio de diversos órgãos, traz cidadania à população a fim de garantir a presença do Estado. Nós vamos fazer toda a região nordeste do Estado para que se garanta os serviços à população que mais precisa”, disse o titular da Sejud, José Francisco Pereira.

Em Salinas, ação garantiu 250 carteiras de identidade a moradoresA doméstica Luciene de Nazaré, moradora de Salinas, avaliou positivamente a ação, pois, segundo ela, os moradores precisavam, por exemplo, da emissão de documentos pessoais. “Veio em uma boa hora e nós agradecemos muito, porque me ajudou e a minha família também. Foi muito bom e rápido, pois eu já saí com a identidade na mão”.

Os atendimentos médicos tiveram grande procura na Ação Integrada de Cidadania. Samara Ferreira Campo conseguiu uma consulta com o pediatra para o filho. “Hoje foi muito mais fácil conseguir, porque, muitas vezes, vamos ao hospital e nunca tem vaga”, disse a dona de casa.

Também no nordeste paraense, a cidade de Bragança será o próximo município a receber a ação de promoção da cidadania, com serviços de emissão de RG, orientação jurídica, ações educativas de combate às drogas, entre outras atividades. 

Em números totais, foram realizados 1.787 atendimentos. Além da emissão de 250 carteiras de identidade, os Projetos Entre Elas e Espaços Abertos, da Fundação Parápaz, totalizaram 198 atendimentos,  20 orientações jurídicas realizadas pela Sejudh,157 da Defensoria Pública e 1.192 atendimentos de saúde.