Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FINANÇAS E FAZENDA

Secretaria da Fazenda reúne gestores para planejar as metas do próximo semestre de 2021

Evento cumpre com os protocolos sanitários contra a covid-19 e objetiva avaliar ações fazendárias estratégicas, a exemplo da arrecadação estadual

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
08/07/2021 15h45

À esquerda, o titular da Sefa, René Sousa Júnior, (de azul), ao lado do secretário adjunto do Tesouro, Lourival de Barros Barbalho Junior Iniciou hoje (08), em Belém, o workshop de Gestão Fazendária, com a presença dos gestores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). O evento, realizado com as precauções contra a covid-19, tem o objetivo de monitorar e avaliar as ações estratégicas para 2021, analisar a arrecadação do primeiro semestre e discutir as metas fiscais para o segundo semestre.

Cerca de 50 servidores fazendários participam do encontro. O secretário da Fazenda, René Sousa Júnior, abriu o evento falando sobre a importância de reunir a equipe, estreitar os laços de amizade, além de planejar as ações e atualizar as metas de arrecadação, observando a realidade local. “Agradeço a vocês, porque sem a participação dos servidores seria impossível alcançar os excelentes resultados na receita”, disse René Sousa Júnior. 

Workshop de Gestão Fazendário reúne os gestores da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará para análise e planejamento de ações Também participa do evento o secretário adjunto do Tesouro, Lourival de Barros Barbalho Junior. “O encontro é de fundamental importância nesse período do ano. Resumidamente, podemos dividir em dois aspectos: a avaliação das ações e resultados do primeiro semestre e revisão das metas e novas ações, visando dar continuidade à implantação do planejamento para o restante do ano. Paralelamente, intensifica a interação entre os gestores das diversas unidades fazendárias, que é muito salutar”, afirmou.

Pela manhã, diretores e coordenadores apresentaram resultados alcançados no primeiro semestre. À tarde, houve apresentação do planejamento de trabalho, em grupos, de acordo com as mesorregiões do Estado.

Nesta sexta-feira (9), segundo dia do evento, serão apresentados e discutidos os valores da arrecadação do primeiro de 2021 e as metas para o segundo semestre. 

“Este é o momento de acompanharmos e conhecermos os projetos de todas as diretorias e coordenadorias da área gestora da Sefa, e nos proporciona a possibilidade de trocar experiências, buscando melhorias”, resumiu a auditora fiscal de receitas estaduais, Rosemary Fernandes, que é diretora de Arrecadação e Informações Fazendárias.

“Acho que o planejamento é um processo contínuo, em que a avaliação das ações executadas é imprescindível para correção de rumos, e para atingir os objetivos. A importância deste encontro é justamente esta: avaliar as ações executadas até aqui”, disse o coordenador da unidade fazendária de grandes contribuintes da Sefa, Enio Alves Maia.

Entre as ações previstas, apresentadas pelos gestores, estão a melhoria de acesso às informações dos julgamentos do Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários (Tarf), por meio da internet; a criação de um ambiente virtual para cursos e reuniões, a ser implantado pela Escola Fazendária (Efaz), e a realização de cursos de formação de disseminadores em Educação Fiscal para professores, que será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).