Centros Integrados já estão em pleno funcionamento em Outeiro, Mosqueiro e Salinas
A instalação dos centros de comando e controle integra o conjunto de iniciativas policiais, preventivas e repressivas, coordenadas pela Segup na Operação Verão
Estratégico para monitorar e atuar com celeridade em ocorrências que necessitem de uma atuação enérgica e rápida dos órgãos de segurança pública, três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) foram instalados na Praia Grande, em Outeiro; Atalaia, em Salinópolis; e no caramanchão, entre as praias do Chapéu Virado e Farol, em Mosqueiro, este último uma unidade móvel. A instalação dos CICCs faz parte do conjunto de iniciativas policiais, preventivas e repressivas, deflagradas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) na operação Verão 2021.
Os Centros Integrados reúnem agentes dos órgãos de seguranças públicas do Corpo de Bombeiros, Policiais Militares e Civis, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Renato Chaves para o monitoramento de cenários e tomada de decisões sobre a atuação policial em conjunto. Os Centros Integrados funcionarão até o dia 2 de agosto, quando se encerrará a operação em curso.
"Aqui nós temos a comunicação presente, em tempo real, de todos os coordenadores da instituição de segurança pública e também daqui a gente consegue monitorar todas as atividades de segurança pública no município. Além do que todas as comunicações entre as viaturas, as motos, todas as guarnições do sistema de segurança pública vão ser, vão passar por aqui pelo centro integrado. Isso aí dá mais eficiência no atendimento da sociedade, quando algum cidadão precisar do apoio da segurança pública, através do centro integrado, a gente consegue diminuir o tempo resposta de atendimento dessas demandas", afirmou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, que esteve, neste sábado (3), no CICC de Salinas.
Além dos órgãos de segurança, a Secretaria de Saúde Pública (Sespa) integra o CICC de Salinópolis próximo ao atalho da Sophia, oferendo vacina contra hepatite e testes rápidos. No próximo final de semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) também irá compor o Centro.
A Segup observa que mesmo com a liberação de praias, balneários e similares os cuidados com a covid-19, devem ser tomados por todos, incluindo quem já recebeu as duas doses do imunizante. O horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, por exemplo, também segue fiscalizado.