Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas recebe certificação pela boa performance no projeto UTIs Brasileiras

Distinção concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira toma ppor base o monitoramento técnico e a gestão de indicadores das UTIs no País

Por Marcelo Leite (COSANPA)
02/07/2021 12h56

Equipe de terapias intensivas do HC Gaspar Vianna celebra a certificação conferida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira A Fundação Hospital de Clínicas de Gaspar Vianna (HC) recebeu nesta sexta-feira (02), a certificação pelos resultados alcançados no projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a partir do monitoramento técnico e gestão de indicadores de desempenho nas Unidades de Terapia Intensiva. 

O projeto tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico de 26.952 UTIs brasileiras e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar a qualidade da medicina intensiva e o cuidado de pacientes críticos no país. 

Referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria, o Hospital de Clínicas conta atualmente com 249 leitos, 40 dos quais com infraestrutura para tratamento intensivo adulto, pediátrico, neonatal e cardiológico. A avaliação foi feita com base na gestão dos indicadores das duas UTIs adulto, realizados atualmente com uso do software Epimed e em consonância com a resolução nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Sobre a certificação, Ademir Batista, médico intensivista e coordenador nas UTIs avaliadas no HC, ressaltou a importância do resultado para o Hospital e, principalmente, para os pacientes. “Esse tipo de monitoramento é fundamental para termos uma visão completa da nossa UTI, com dados fidedignos que nos auxiliam no fortalecimento e implantação de melhorias para a segurança do paciente, como a observação no tempo de permanência e a redução da exposição aos riscos assistenciais”, pontua Ademir.