Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL

Jovens participam de campanha de prevenção ao uso de drogas em Parauapebas

A iniciativa contou com o programa educacional da Polícia Militar 'Resistência às Drogas e à Violência' e também ofereceu cursos profissionalizantes

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
01/07/2021 16h13

Jovens com materiais educativos recebidos na programação da campanha de prevenção às drogas em Parauapebas, no sudeste do Pará Com a participação de 80 jovens, entre 14 e 24 anos, a Campanha de Prevenção ao uso de Drogas, promovida pela Fundação ParáPaz, foi concluída na quarta-feira (30) no Centro de Desenvolvimento Comunitário Alto Bonito, em Parauapebas, sudeste paraense.

Representantes da Polícia Militar, que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no município, estiveram presentes contribuindo com informações sobre os malefícios causados pelo uso dos entorpecentes e da importância de se viver de maneira saudável, sem drogas e sem violência.

Além destes esclarecimentos, a proposta da campanha é fortalecer os fatores de proteção e assistência social, oferecendo meios para inserção dos jovens no mercado de trabalho através da execução do projeto “Qualificar”. O projeto objetiva capacitar os jovens a partir de oficinas profissionalizantes gratuitas. A iniciativa foi aprovada pelo estudante do 2º semestre de serviço social, Edmundo Melo, 22 anos, que se interessou pelo curso assim que soube.

Estudante, Edmundo Melo: "eu não tinha como perder esse curso"“Vai agregar muita coisa na minha vida profissional. Fico feliz por outros jovens da minha comunidade terem tido essa oportunidade também. Eu faço teatro, mas preciso me capacitar e o curso sendo totalmente gratuito não tinha como perder”, afirmou.  

As oficinas foram ministradas por profissionais da Fundação ParáPaz e aconteceram durante dois dias, com carga horária de 20 horas. Os temas abordados foram 'Éticas e etiquetas no mercado de trabalho'; 'Convivência'; 'Raciocínio lógico'; 'Criatividade'; 'Empreendedorismo'; 'Oralidade e discurso'; 'Trabalho em equipe'; 'Liderança'; 'Emprego conectado e Elaboração de currículo'. Ao final, todos os alunos receberam certificado de conclusão.

A diretora de Políticas Sociais da Fundação ParáPaz, Liani Dias, observou que os jovens agradeceram a oportunidade, já que muitos não têm condições de investir em cursos para obter informações profissionais e, alguns, não sabiam nem mesmo como elaborar um currículo vitae profissionalCentro de Desenv. Comunitário Alto Bonito, em Parauapebas

As ações foram desenvolvidas em conjunto com a Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Juventude.

Compromisso – A campanha “Drogas não tem jogo. É Game over!”, executada de 17 a 30 de junho, foi destinada a juventude com o objetivo de intervir de maneira educativa e preventiva, estimulando a consciência crítica dos cidadãos e da comunidade, além de promover os direitos de cidadania ofertando cursos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Durante a campanha, realizada em Belém, Santarém e Parauapebas, 280 jovens foram beneficiados.