Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Representante da sociedade civil toma posse na vice-presidência do Consep

A presidente do Centro Estadual de Defesa do Negro no Para (Cedenpa) terá a atribuição, por dois anos, de construir conjuntamente as políticas e estratégias em Segurança Pública no estado

Por Walena Lopes (SEGUP)
29/06/2021 14h11

Tomou posse na manhã desta terça-feira (29), a nova vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), Maria Luiza de Carvalho Nunes, representante da sociedade civil e presidente do Centro Estadual de Defesa do Negro no Pará (Cedenpa). A vice-presidente irá assumir o cargo por dois anos e terá, entre suas atribuições, dirigir o Conselho na ausência do presidente, além de ser a única que poderá presidir determinadas comissões do Consep.  A posse aconteceu no Plenário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). 

A nova conselheira destacou a importância de uma representante quilombola fazer parte de um conselho tão importante em que se discutem pautas voltadas às necessidades da sociedade, juntamente com a Segurança Pública.

“Sou uma representante do quilombo, do povo negro, e me sinto muito honrada em fazer parte desse conselho tão importante e poder ser a voz da sociedade civil. Na vice-presidência do Consep, o quilombo e todos os sujeitos que compõem a nossa formação estarão presentes, sendo assim, poderemos ecoar nossas necessidades e lutar por direitos como o de viver em uma sociedade onde a paz social possa ser estabelecida”, disse a vice-presidente Maria Luiza de Carvalho Nunes

O secretário de Segurança do Pará e presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, Ualame Machado, ressaltou a presença da representante da sociedade civil no Conselho e a relevância de discutir pautas pertinentes a toda a sociedade.

“É um ganho para o Consep contar com um representante da sociedade civil na vice-presidência do Conselho, não apenas participando, mas construindo junto conosco tudo o que será debatido e definido como estratégia de segurança pública, junto à participação social. Essa eleição foi muito justa. Essa que é a mais antiga conselheira do Consep, o que só demonstra a confiança no trabalho que ela realiza, bem como o do nosso reconhecimento e dos demais conselheiros que juntos almejamos construir essa sociedade de paz que todos nós buscamos”, pontuou Ualame Machado 

Consep 

O colegiado do Consep dispõe hoje de 18 conselheiros e é composto por titulares de órgãos da segurança e da sociedade civil organizada, representada por entidades de reconhecida importância como a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará; a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos; o Centro de Defesa da Criança e Adolescente; o Centro de Defesa do Negro no Pará e a Assembleia Legislativa, e a representação dos trabalhadores.
O Consep tem a missão de traçar políticas, fixar diretrizes, normatizar e supervisionar as Instituições que atuam na segurança pública em busca do fortalecimento da cidadania e da interação sociedade-Estado.