Caravana de cidadania e saúde beneficia comunidade em Ananindeua
Vários serviços gratuitos, como emissão de documentos e consultas médicas, foram oferecidos pela Fundação ParáPaz
Aos 36 anos, Priscila Maia, moradora de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, conseguiu sua primeira carteira de identidade. Ela nunca havia tirado o documento, mas durante a caravana integrada de cidadania e saúde, instalada na manhã de sábado (26), das 8 às 14 h, na Escola Jaderlândia. Priscila e seu esposo, Edilson Costa, 64 anos, tiveram acesso à emissão do documento.A caravana atendeu demandas de moradores de Ananindeua
“Minha esposa tem uma doença neurológica e é epilética; não tinha ninguém da família e nem certidão de nascimento. Passei muito tempo atrás da certidão e achei uma xerox num colégio que ela estudou quando era jovem. Levei no cartório e paguei pra ter a 2ª via. Aí foi outra história pra tentar tirar essa identidade”, explicou Edilson.
O casal, que está junto há sete anos, possui uma borracharia. Com o documento de Priscila, agora eles poderão aumentar a renda com os auxílios que vão solicitar. “Fiquei muito feliz. Não esperava sair daqui com essa identidade. Tenho muito que agradecer ao governo por essa ação”, disse Edilson Costa.
O casal Edilson e Priscila. Ela segura sua primeira carteira de identidade. A equipe da Fundação ParáPaz trabalhou em parceria com servidores da Polícia Civil para concluir a entrega de cerca de 200 carteiras de identidade, emitidas no mesmo dia. Serviços de saúde, como consultas médicas, testes rápidos de Sífilis, Hepatite B e C e HIV, também beneficiaram os moradores.
A ação contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Prefeitura de Ananindeua.