Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOEDUCAÇÃO

Fundação de Atendimento Socioeducativo realiza formação continuada para servidores

Um total de 90 servidores das unidades socioeducativas de internação e de semiliberdade participam do curso em Santarém, no oeste do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
24/06/2021 17h01

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) encerrou, nesta quinta-feira (24), o curso de  formação continuada de tema "Segurança Orgânica", para 90 servidores das unidades socioeducativas de internação e de semiliberdade, no município de Santarém, no oeste do Pará.

Organizador do evento, o Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da Fasepa informou que o tema abordado prosseguiu com as discussões abordadas no 3º Webinário da Fasepa, realizado em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), visando a aumentar a o processo de segurança dos servidores da instituição.

Nessa segunda parte da capacitação, em Santarém, os servidores conheceram metodologias para maximizar a condição de segurança tanto no ambiente profissional como no universo particular de cada um. A capacitação foi ministrada pelo especialista em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Atividade de Inteligência, e Assessor de Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Wando Miranda.

O curso também permite, informou o ministrante, que o servidor faça uma auto reflexão do seu comportamento, uma vez que a atividade de segurança orgânica, também conhecida como segurança institucional, visa a criar uma cultura de segurança que possibilita que se evite falhas previsíveis.

Wando Miranda destacou que o capital humano é o bem mais valioso de qualquer instituição. "Você tem que capacitar o indivíduo para que ele possa, numa simples olhada, num ambiente, identificar quais são os pontos vulneráveis para que ele possa dar uma resposta imediata", disse o especialista.

Segundo Jadson Quemel, assistente social do Núcleo de Gestão de Pessoas da Fasepa, as categorias de socioeducadores, agente de portaria, motorista, técnico social, equipe de saúde, administrativo e gestores de Santarém demonstraram "total interesse em conhecer a temática da segurança orgânica, assim como usar no seu dia a dia na sua convivência familiar e comunitária. Com isso, nós plantamos mais uma semente para que os esforços e a melhoria do atendimento socioeducativo sempre esteja evoluindo, para assim, trazer aos servidores e à comunidade, aos adolescentes, aos socioeducandos, uma maior tranquilidade para o cumprimento da medida socioeducativa e da jornada de trabalho do servidor".