Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÃO

Hemopa divulga parcial do Junho Vermelho e convida voluntários a aderirem à campanha

Mais de 3.650 coletas de bolsas de sangue devem beneficiar os 14.628 pacientes assistidos na rede hospitalar do Pará

Por Vera Rojas (HEMOPA)
23/06/2021 14h35

A hemorrede estadual segue a programação em alusão ao Junho Vermelho, movimento nacional em prol da doação voluntária de sangue no Brasil. No Pará, por meio da Fundação Hemopa, a campanha mantém a proposta de sensibilizar antigos e novos voluntários da causa com a realização de ações estratégicas para chamar atenção, especialmente, da população doadora de sangue em potencial.

A organização da campanha, que teve início desde o primeiro dia deste mês, nesta quarta-feira (23) celebra os 4.549 comparecimentos e 3.657 coletas de bolsas de sangue que vão beneficiar 14.628 pacientes assistidos na rede hospitalar do Estado.

A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, a assistente social Juciara Farias, informou que em junho de 2020, foram registrados o comparecimento de 3.533 voluntários, resultando em 2.746 coletas. “Já estamos comemorando o aumento da participação na campanha deste ano. Somos gratos pelo atendimento de nosso apelo em favor da vida”.

Entre as várias ações realizadas neste período, ela destaca a Gincana Solidária em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), que envolve suas instituições que estão encaminhando servidores municipais para doarem sangue nos serviços de coleta de sangue do Hemopa, na capital paraense.

Servidores do IgeprevJuciara Farias revela que, até o momento, 22 instituições municipais aderiram ao Junho Vermelho. “Em nossa parcial há mais de 30 doações de sangue. Agradecemos a parceria com a administração municipal de Belém que aceitou nos apoiar nossa campanha. Ano passado, por ocasião da campanha em alusão do Dia Nacional do Doador de Sangue, em novembro, tivemos a parceria com o Governo do Estado, que também abraçou a Gincana Solidária. Em nossa próxima ação estratégica, vamos contar com apoio de instituições da esfera federal. Todos pela vida com a doação de sangue”, ressaltou, ao convidar a população a aderir ao movimento.

Ela ainda comentou sobre a certificação das três primeiras instituições municipais que mais enviarem voluntários, durante a Gincana Solidária, até dia 30. A entrega desse documento que atesta a participação está prevista para primeira semana de julho.

Funcionários da Codem participam de doação.Nesta quarta-feira houve a participação de servidores da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). De acordo com a assessora da presidência da Instituição, Terezinha Loureio, a parceria entre Codem e o Hemopa tem sido de grande relevância na intensificação de ações à doação de sangue de forma voluntária. “Essa parceria tem como objetivo divulgar a importância da doação, principalmente, a importância de manter o estoque seguro para futuras necessidades da rede hospitalar pública e privada”.

Um grupo de servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) também marcou presença. A gestora de Desenvolvimento de Pessoas do Igreprev, Ana Carolina Henriques Santalices, destacou a importância da parceria no estímulo a esse gesto de generosidade e amor ao próximo. “A Caravana Solidária permite que os servidores possam ajudar pessoas que precisam das doações de sangue. Além de exercitar os valores da solidariedade, empatia e compaixão, pois deriva da iniciativa voluntária dos servidores. Ao fazer esse gesto, além de dar esperança de vida e de saúde, em uma única doação, você pode salvar até quatro vidas. O Igeprev busca contribuir para que mais pessoas possam ser beneficiadas com as doações dos servidores".

Quem pode doar

 Quem deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

•         Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

•         Pesar mais de 50 kg

•         Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença, deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose. 

Dia Mundial

O dia 14 de junho está marcado no calendário como o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’ pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O dia foi escolhido por ser a data de nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Além de parabenizar doadores de sangue, este também é um momento para mobilizar os não-doadores sobre a importância deste ato dentro da sociedade.