Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanha de doação de alimentos a famílias pobres mobiliza profissionais do Hospital Galileu

Eles arrecadaram 100 quilos de alimentos não perecíveis, distribuídos em parceria com a Paróquia Santo Antônio de Pádua a famílias do entomo do hospital

Por Mozart Lira (SESPA)
21/06/2021 14h55

Em ação especial protagonizada por profissionais do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, mais de 100 kg de alimentos foram doados para famílias carentes que residem no entorno da unidade. A iniciativa faz parte da campanha “Junho Solidário” e contou com o apoio da Paróquia Santo Antônio de Pádua, que cadastrou as famílias e ajudou na entrega dos alimentos não perecíveis. Por meio da ação de solidariedade, mais de dez famílias foram beneficiadas.

Para Thiago Zaché, diretor Hospitalar do HPEG, atitudes solidárias são necessárias e precisam estar inseridas em nosso cotidiano. “Em tempos de pandemia, promover ações de solidariedade nos traz conforto e certeza de que juntos sempre podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma.

O diretor informa que a campanha sempre aconteceu com este foco. “Mesmo com as dificuldades, é possível encontrar na solidariedade um caminho de amparo e amor ao próximo”, explica.

Segundo Zaché, a ação também demonstra a responsabilidade e envolvimento do HPEG com a sociedade. O Galileu é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, que incentiva e promove ações de solidariedade em todas as unidades que gerencia pelo país.  

A ação de solidariedade também contribui para fortalecer a esperança e reforça a empatia, nos colocando no lugar do outro, como comenta o Padre Fabrício da Silva Albuquerque, da Paróquia Santo Antônio de Pádua. “Pessoas que se sensibilizam com atitudes assim são a nossa esperança. Por meio da oferta de algo simples que se torna grandioso e que irá ajudar a dezenas de pessoas. Agradecemos por essa iniciativa tão valiosa e solidária realizada pelo Hospital Galileu”, agradeceu.

SOLIDARIEDADE

Além do HPEG, outras seis unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará também participam do “Junho Solidário”. Além da arrecadação de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, a campanha também engloba a conscientização para a doação de sangue, essencial para continuidade dos atendimentos hospitalares.

Neste ano, participam os hospitais Regional Público Galileu e Oncológico Infantil, ambos em Belém; Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá; Yutaka Takeda e 5 de Outubro, na região de Carajás; Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; e Materno-Infantil de Barcarena.

Com o agravamento da crise econômica em decorrência da pandemia do novo coronavírus, muitas famílias brasileiras enfrentam dificuldades no acesso à itens básicos, como alimentos.

“Iniciativas como essa nos permitem levar esperança e alegria a quem realmente precisa. Por isso, buscamos doações de alimentos para amenizar as dificuldades de tantas famílias neste momento e reforçar a crença da participação de todos por um mundo mais igual”, diz Lidiana Sousa, supervisora de Humanização do HPEG. 

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, com o agravamento da pandemia, essas iniciativas ganharam cada vez mais espaço, reforçando o conceito de generosidade. “Olhar o outro sob a perspectiva de irmandade, de que somos todos iguais, traz uma sensação de coletividade e cuidado para além dos nossos próprios desejos. Espero que a paz, o amor e a prosperidade alcancem essas famílias que receberam essas doações”, comenta. 

 *Por Rafaela Palmieiri (Ascom/HPEG)