Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

‘TerSaúde’ realiza ações na Região Metropolitana de Belém

Atividades de atendimento à população continuam neste domingo, 20, no bairro da Terra Firme, em Belém, e em Marituba

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
19/06/2021 18h57

As ações do programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz) seguem pelo Pará e na manhã deste sábado (19) foi a vez dos moradores da Cabanagem, em Belém, e do Icuí-Guajará, em Ananindeua, bairros atendidos pelo programa, receberem diversos serviços de saúde por meio do "Ter Saúde", projeto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A ação de cidadania e saúde também contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Fundação ParáPaz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).  

"Essa é a nossa intenção através do Governo do Estado, e isso foi uma promessa de campanha do governador Helder, de estar junto da população, estar presente, se fazer presente e com todos os serviços do estado. Esta é uma forma de melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Vocês que estão acompanhando, estão podendo perceber o sentimento de gratidão das pessoas e de: 'Ah, nós nunca tivemos essas ações'. Temos comunidades onde atendemos só com ações de saúde, e aí são médicos presentes, nós temos várias especialidades como clínicos gerais, ginecologistas, pediatras, a entrega de medicamento também da farmácia. São serviços que já existem no estado, mas que estavam muito distantes do alcance da comunidade e essa é a nossa intenção, estar junto da nossa gente, é trazer os serviços e diminuir as diferenças que existem’’, ressaltou a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que participou da ação.

Durante as atividades foram realizadas triagens com técnicos de enfermagem, enfermeiros, atendimentos médicos, clínico geral, pediatra, ginecologista, encaminhamento para consultas especializadas, realização de testes rápidos para Covid-19 e ISTs, sífilis, hepatites B e C, teve também vacina contra o vírus H1N1,  tríplice viral e imunização contra o HPV. Além disso foram realizadas palestras educativas e preventivas contra o coronavírus, saúde bucal, e entrega de kits de higiene bucal.

 A empregada doméstica Alessandra Rodrigues ressaltou a importância de eventos como este. ‘’Hoje eu vim procurar o clínico geral. Quando soube que iria ocorrer essa ação aqui no bairro, não perdi a oportunidade de me consultar. Agradeço muito e peço que sempre tenha, pois estamos precisando muito mesmo’’, ressaltou a moradora.

A dona de casa Camila Martins realizou vários serviços com a família. ‘’No meu caso, eu estava com os exames lá em casa, mas não tinha para quem mostrar. Vim com a minha filha e o meu filho, que além de se consultar também tomou vacina. Ficou bastante coisa resolvida. Vejo como o Governo está interessado em ajudar a população, trazendo vários serviços para a comunidade, como esse de saúde’’, afirmou a dona de casa.

No bairro do Curuçambá, em Ananindeua, também foi realizada uma ação de saúde com a oferta também de outros serviços, como a emissão de documentos de identidades, por intermédio da Sejudh.  As atividades continuam no domingo (20), no município de Marituba, na Escola Maestro Cardoso Gomes, localizada na rua Bom Sossego, s/n, esquina com a Rua do Fio, e no bairro da Terra Firme em Belém, na Escola Acácio Felício Sobral, localizada na travessa Juvenal Cordeiro, s/n. O atendimento é das 8h às 13h.