Sedap define plano para ampliar plantio de hortaliças na RMB
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará, está implantando um projeto de estímulo à produção familiar de hortaliças e frutas. O piloto do projeto deverá ser apresentado nos próximos dias.
Nesta quarta-feira, 8, pela manhã, um grupo de trabalho formado por técnicos da Emater e da Sedap reuniu-se sob a coordenação do diretor de Agricultura Familiar da Sedap, Luiz Pinto, para dar andamento ao projeto.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, também participou da reunião e falou sobre a proposta e destacou sua importância. “Vamos realizar um conjunto de ações com o objetivo de criarmos um cinturão verde na Região Metropolitana de Belém para produção de hortifrutigranjeiros. Atualmente 75% dos produtos que vão à mesa do paraense são importados de outros estados, inclusive a banana, cuja importação chega a 90%, quando nós temos aqui um potencial extraordinário para a produção”, afirmou Giovanni Queiroz.
O secretário explicou que a ideia é estimular as famílias de agricultores da região a ampliarem os plantios de hortaliças e espécies frutíferas oferecendo acompanhamento técnico e parceria para a obtenção de crédito. “Nós temos o conhecimento técnico e temos linhas de crédito e vamos para esse enfrentamento. Nossa meta é chegar à autossuficiência na produção de frutas e hortaliças”, acrescentou.