Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO

Segup oferta curso superior de Tecnologia em Segurança Pública

A graduação é voltada para os praças do Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Militar

Por Walena Lopes (SEGUP)
16/06/2021 11h55

Dando continuidade ao compromisso de valorização dos seus servidores, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), está ofertando o curso superior, à distância, de “Tecnologia em Segurança Pública”. A graduação é destinada, exclusivamente, a categoria de praça e que esteja em atividade nas corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar com objetivo de qualificar e capacitar os agentes da Segurança Pública. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 14 de julho de 2021.

“Cumprindo com mais um dos nossos planejamentos de valorização da nossa tropa, dos nossos agentes de segurança pública, sendo um destes o de capacitá-los estamos dando mais um passo, essa que já era uma demanda antiga e que agora nós estamos colocando em ação, conforme havíamos nos planejado. Esse curso terá validade como curso superior é direcionado, especialmente, aos praças do Corpo de Bombeiro Militar e da Polícia Militar para que esse público, possa ter o direito de concluir uma formação superior e galgar outras funções dentro da sua corporação, além de pleitear novos concurso”, afirma o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

Vagas - Neste primeiro momento estão sendo ofertadas 200 vagas, que serão divididas para o ingresso de 100 alunos no segundo semestre deste ano e mais 100 no primeiro semestre de 2022, totalizando, 1.720 horas/aulas em cada turma, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC). A inscrição é gratuita e está sendo realizada de forma on-line, por meio do preenchimento de dados e anexos de documentos, no site do IESP.

O Coronel BM. Antônio Bentes, diretor do IESP, explica que o curso será realizado de forma remota, em uma plataforma on-line, para que os agentes atuantes em todo o Estado possam ser contemplados no plano de qualificação, desde que cumpram com os requisitos exigidos no edital

“Como as avaliações serão presenciais estaremos adotando alguns polos no período de provas, para que o agente possa identificar o local mais próximo e se deslocar até a unidade para realizar a sua avaliação durante o curso, que será de dois anos podendo ser executado em até três anos, ou seja, indo de quatro a seis semestres para a conclusão", pontua o diretor do IESP.

Requisito - Entre os requisitos, é necessário que o candidato seja da categoria "praça” e esteja em atividade na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros Militar, com o Ensino Médio completo ou equivalente. As vagas serão preenchidas por meio de um processo seletivo, que se dará pela avaliação de um texto dissertativo argumentativo.

O secretário destaca ainda que a oferta do curso pode ser expandida, futuramente, aos demais agentes de segurança do Estado. “Em relação aos demais agentes, bem como, para os servidores do Detran, Polícia Civil e Seap, há um procedimento específico em tramitação para que possamos contemplá-los com vagas nesse curso, e desta forma, capacitarmos e valorizarmos cada vez mais nossos servidores", ressalta, Ualame Machado.