Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CURSO

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna realiza curso sobre aparelho ECMO

A unidade de saúde segue em negociação para a implantação da técnica terapêutica 

Por Giovanna Abreu (SECOM)
15/06/2021 10h21

O Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém, realiza um curso sobre o uso de ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation), sigla para Oxigenação Extracorpórea por Membrana, de 18 a 20 de junho, para enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e perfusionistas da unidade. A qualificação é um passo importante para a implantação do aparelho terapêutico no hospital, que está em fase de negociação. 

De acordo com Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é de fundamental importância o investimento em equipamentos de ponta para oferecer o melhor atendimento para a população paraense. “A realização do curso, antes da implantação da ECMO, vai adiantar o processo de capacitação dos profissionais para operacionalizar o equipamento assim que for instalado. Esse aparelho vai melhorar o serviço e o atendimento oferecido pelo Hospital de Clínicas e vai ajudar muitos pacientes”, assegura o secretário.

Durante os três dias de curso, os participantes vão se dividir entre aulas teóricas expositivas e aulas práticas com workshop de simulação realística. O conteúdo programático inclui a introdução ao ECMO, seus componentes, gasometria, cuidados e monitorização, estratégias de canulação, cuidados da enfermagem e o trabalho do fisioterapeuta. 

O médico intensivista, Helder Reis, é um dos profissionais que vai participar da qualificação.O médico intensivista, Helder Reis, é um dos profissionais que vai participar da qualificação e afirma que iniciativas como essa, são essenciais por conta da complexidade da conduta com o manuseio do equipamento. “O hospital pode ter o aparelho pronto para usar, mas se não tiver uma equipe multidisciplinar extremamente capacitada, serão gerados mais danos do que benefícios com a utilização. O material humano é fundamental para usar o aparelho de forma adequada, correta e ter resultados favoráveis com essa opção terapêutica”, afirma. 

FUNCIONAMENTO DA ECMO

A ECMO é um dos recursos avançados no manejo de pacientes com hipoxemia grave e refratária. O dispositivo pode oferecer suporte circulatório e pulmonar. Dotado de uma membrana capaz de oxigenar o sangue, além de uma bomba de pulso contínuo, impulsiona o sangue através de cânulas venosas e/ou arteriais. 

O médico Helder Reis, explica que o equipamento pode realizar, temporariamente e artificialmente, a função, por exemplo, do pulmão ou do coração, enquanto os órgãos tentam se recuperar de algum dano ou doença. 

“O pulmão é um órgão que extrai oxigênio no ambiente e joga para a célula. Se, em determinado momento, por qualquer impedimento, ele não consegue fazer a sua função, o aparelho faz. O sangue é desviado para a máquina, que oxigena e o devolve para o organismo do paciente. Assim como, se o coração não trabalhar direito, o sangue é desviado para o aparelho, que tem uma bomba artificial, a qual retorna o sangue para a circulação”, explica o intensivista. 

A diretora assistencial no Hospital de Clínicas, Alessandra Leal, informa que a ECMO é uma técnica utilizada no pré-operatório como ponte para o transplante cardíaco, assim como no pós-operatório de algumas cirurgias cardíacas, com ênfase na infantil.

“Por ser referência em cardiologia, o Hospital de Clínicas está sempre atento aos avanços tecnológicos nessa área, ao mesmo tempo que busca formas de implementá-las. É o caso da ECMO, que ainda não tem cobertura pelo SUS, mas ainda assim, estamos capacitando uma equipe multidisciplinar. Essa experiência, em circulação extracorpórea das cirurgias cardíacas, vai facilitar a realização de outros treinamentos”, pontua a diretora.