Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Estado garante a entrega imediata de carteira de identidade a moradores de Paragominas

A partir de segunda-feira (14) e até terça-feira (15), a ação social estará em Ourém, após irá para Santa Luzia do Pará, São Francisco do Pará, entre outros municípios

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
12/06/2021 19h22

Ação Cidadania da Fundação ParáPaz, na Escola Edna Aquino, no bairro Nagibão, cerca de 18 km do centro de Paragominas“Quando cheguei aqui não imaginava que ia voltar para casa com a identidade na mão. Foi uma surpresa muito boa porque já faz um tempo que tento tirar a 2ª via e não chegava nem perto de conseguir. Até achei que fosse ficar pronta só daqui a alguns dias e quando recebi fiquei ainda mais feliz”, declarou Cleocimar Duarte, de 43 anos, uma das beneficiadas na Ação Cidadania da Fundação ParáPaz, realizada na Escola Edna Aquino, no bairro Nagibão, distante cerca de 18 km do centro da cidade de Paragominas, no sudeste do estado.

O programa do Governo do Estado, executado pela Fundação ParáPaz, se encerrou neste sábado (12), e em dois dias de atendimentos gratuitos a moradores, e com a parceria de servidores e voluntários, conseguiu entregar 300 cédulas por dia.

“Chegam pessoas de vários locais mais distantes para participar do evento e por conta disso priorizamos a entrega do RG para o mesmo dia, pois sabemos da dificuldade de transporte e muitas vezes do tempo de cada um. Procuramos fazer sempre o melhor por onde passamos e quem ganha é o povo”, disse o diretor de ações estratégicas da Fundação ParáPaz, Sidney Gouvêa.

Cleocilene Santos levou o filho Pedro Henrique, nascido com paralisia cerebral. A RG é vital para que o jovem consiga benefícios sociais O adolescente Pedro Henrique dos Santos, de 20 anos, nasceu com paralisia cerebral e necessita de cadeiras de rodas para se locomover. Mesmo diante das dificuldades, a mãe de Pedro, Cleocilene Santos, 39 anos, levou o filho para atualizar o documento, essencial para o recebimento dos benefícios que ajudam na renda familiar. 

“Com ele na cadeira de rodas é muito difícil andar pelas ruas. Quando soube que o governo vinha pra perto de casa nem acreditei porque viemos andando e foi super tranquilo, o atendimento foi rápido e nos trataram muito bem. Só de pensar que não tivemos que pagar nada foi uma felicidade só”, agradeceu a dona de casa que ainda ficou surpresa com o novo modelo que permite incluir informações como ícones para pessoas com deficiência e condições de saúde do portador. “Foi uma novidade pra mim, não sabia que já era assim”.

A Ação Cidadania concentra em um só local serviços essenciais à comunidade que pode resolver pendências de documentação, saúde, ter acesso à informação e ainda participar de outras atividades disponíveis, das 8h às 14h. 

Os projetos Balcão da Juventude, Entre Elas e Espaços Abertos, garantiram atendimentos às crianças, jovens, adultos e mulheres durante toda a programação. 

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social de Paragominas. O prefeito da cidade, João Lucídio Lobato e o Deputado Estadual, delegado Nilton Neves, estiveram presentes no segundo e último dia de ação.

Na segunda e terça-feira (14 e 15), a caravana se instalará em Ourém, seguindo para Santa Luzia do Pará nos dias 17 e 18; dia 19 em São Francisco do Pará; 21 e 22 em Igarapé-Açu; e por último em Ananindeua, nos dias 24 e 25, com a parceria da Secretaria de Saúde (Sespa), Policia Civil e Defensoria Pública do Estado.