Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pacientes celebram Dia dos Namorados com cartas no Hospital de Campanha do Hangar

Projeto desenvolvido pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade reforça os laços sociais por meio das mensagens escritas

Por Caroliny Pinho (SESPA)
12/06/2021 13h08

Paciente adere ao projeto 'Palavras de Afeto' no Hospital de Campanha do Hangar, em BelémPara celebrar o Dia dos Namorados e aproximar pacientes em tratamento contra a Covid-19 na enfermaria do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, um projeto especial foi desenvolvido na unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde.

A ação do projeto ‘Palavras de Afeto’ possibilitou o envio de cartas aos esposos e esposas de vários pacientes internados na enfermaria do hospital. A ideia foi levar conforto e amenizar a saudade vinda em decorrência do distanciamento provocado pela doença. “Com a ação, o nosso objetivo foi, além de amenizar a saudade, fortalecer os laços entre as pessoas que estão aqui e lá fora”, diz Vinicius Caldas, responsável pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Hospital de Campanha.

“No altar, fizemos um juramento de amor. Juntos na saúde, na doença, na alegria e na tristeza. Agora sabemos que o nosso amor tem se tornado mais forte”. É assim que Alan Rodrigo Brito, 38 anos, casado há seis anos com Amanda Farias, inicia a carta enviada para a amada. 

“Enviar uma mensagem para minha esposa é muito importante. O homem também é sentimental. Estamos aqui sozinhos, então isso conforta muito, porque a gente lembra que tem alguém lá fora que nos ama e isso é fundamental para a melhora no tratamento”, conta. 

Outro paciente que, por meio do bilhete, se declarou foi Lourival Wolfgrann, 79, casado há 45 anos com Santa Wolfgrann. As lágrimas nos olhos confirmam o que ele sentia e queria expressar à esposa: amor. “Escrever essa mensagem é emocionante para mim. Eu amo a minha esposa e essa data significa muito. É a primeira vez que passaremos o dia dos namorados longe um do outro, mas eu tenho certeza de que logo estarei em casa”, diz. 

A solicitação para que os pacientes escrevessem foi feita após uma análise multiprofissional, que envolveu médico, psicólogo e assistente social, a fim de entender quais deles poderiam participar do projeto.

"Algumas pessoas ficam internadas por semanas, por isso todas as ações que venham trazer conforto e aproximar as famílias e os cônjuges são fundamentais para a boa recuperação dos nossos pacientes", comenta Rômulo Rodovalho, Secretário de Saúde do Estado."

O Hospital de Campanha do Hangar, implantado pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, é o maior centro hospitalar do Estado dedicado ao tratamento à Covid-19. Já atendeu mais de seis mil pacientes e opera, atualmente, com 110 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 110 leitos de enfermaria.

*Texto de Alberto Dergan.