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Hospital Regional de Paragominas, desde o mês de março de 2021, já deu alta a mais de 110 pacientes de Covid-19

Índice de satisfação dos usuários da unidade é de 99%, segundo pesquisa do hospital.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
11/06/2021 11h09

O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, é referência no atendimento de casos graves de Covid-19, na região De março a maio deste ano, mais de 110 pacientes de Covid-19 receberam alta do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense. A unidade é referência no atendimento de pacientes em estado grave, em decorrência da doença, desde o início da pandemia na região. Ao todo, o hospital já realizou o atendimento de mais de 350 pacientes internados, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica.

“O hospital é referência não só na região leste do Estado, como de outros municípios que precisaram, e a pedido da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), foram encaminhados para o HRPL. Tivemos bastante êxito e muitas altas de pacientes graves, de longa permanência. Por isso, considero que a implantação do HRPL foi muito estratégica na região”, afirma o diretor Assistencial da unidade, o enfermeiro Clóvis Guse. 

O diretor explica que o paciente de Covid-19 é de difícil manejo, por conta das complicações agudas e evolução rápida da doença, por isso, necessita de muito cuidado da equipe multiprofissional. A média de permanência dos pacientes na unidade, desde o início da segunda onda, é de 17 dias.

Diretor do hospital, Clóvis Guse: "Desafios foram enfrentados com a logística de medicação, mas a Sespa deu o suporte necessário".“A maioria dos pacientes na UTI está em ventilação mecânica e permanece assim por muito tempo. Inúmeros desafios foram enfrentados com a logística de medicação, mas a Sespa deu todo suporte necessário e concentrou esforços para atender às necessidades dos pacientes”, ressalta Clóvis Guse.

Pesquisa de Satisfação - O índice de satisfação dos usuários da unidade é de 99%, segundo pesquisa do hospital, que é realizada diariamente junto aos usuários que passam por atendimento ambulatorial, consultas, exames e internações. “Aplicamos entrevistas, buscas passiva e ativa nos leitos. A baixa rotatividade, a expertise, o nível de experiência, garantiram à equipe tratar os pacientes, proporcionar a melhora, a alta e o nível de satisfação do usuário”, conta o diretor.

Fabrício Mota, 36 anos, foi um dos pacientes que recebeu alta recente do HRPL após 11 dias de internação na Clínica Médica. “Fiquei em um estado bem grave e graças a Deus recebi um atendimento maravilhoso no hospital, não tem igual não, nem hospital particular oferece a qualidade dos serviços. Toda a equipe, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, funcionários da limpeza, todos muito educados, atenciosos em um ambiente totalmente higienizado. Tá de parabéns”, ressalta. 

HRPL - O Hospital Regional Público do Leste, é um órgão do Governo do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, de 23 municípios da região. O HRPL dispõe de 18 leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19, em estado grave, sendo 10 leitos de Clínica Médica e oito de UTI.

A unidade é referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde 2018 é habilitada para cirurgias oncológicas. Os pacientes são referenciados pelos municipais e passam por avaliação na Central Regional de Regulação para obter atendimento no HRPL.

Atendimento Normalizado - As cirurgias eletivas, realizadas pelo hospital, estavam temporariamente suspensas e as consultas laboratoriais estavam reduzidas em 50% do atendimento, desde o início da pandemia. Estavam mantidos os serviços para os pacientes que precisam de tratamento contínuo, assim como os tratamentos de urgência e emergência. Desde o dia 15 de maio, a gestão do hospital reabriu 100% de sua agenda de atendimento normal.