Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado reforça ações em saúde no sudeste paraense

Foi anunciada a ampliação física do Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção, além com a criação de 20 novos leitos de UTI

Por Bruno Magno (SEOP)
01/06/2021 18h15

Com objetivo de reforçar as ações em saúde contra a Covid-19 na região sudeste paraense, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), liderada pelo secretário-adjunto Sipriano Ferraz, visitou hospitais públicos em Redenção e Conceição do Araguaia, nesta terça-feira (01). Na oportunidade, o secretário anunciou a ampliação física do Hospital Regional Público do Araguaia, em Redenção, além com a criação de 20 novos leitos de UTI. 

Em Redenção, a equipe esteve no Hospital Regional Público do Araguaia, que já tem projeto de ampliação aprovado pelo governo do Estado, e deve receber novos leitos de UTI, de forma permanente. Em seguida, a equipe seguiu para o Hospital Municipal Dra. Iraci Machado. A visita finalizou no Hospital São Vicente , onde o Estado estuda a contratação de leitos para combate à Covid-19.

“Em nome do governador Helder Barbalho estamos em Redenção acompanhando os pacientes que estão internados com a Covid-19 no Hospital Regional, que vai ganhar ampliação de mais 20 leitos de UTI, assim como ainda este mês, estaremos inaugurando a nova tomografia da unidade. Visitamos também o hospital municipal da cidade. Discutimos novas políticas públicas que estamos implementando na região do Araguaia, articulando os atendimentos, principalmente, entre os municípios polo de Redenção e Conceição do Araguaia, para que nenhum paciente que precise de atendimento, fique desassistido”, destacou o secretário-adjunto.

O prefeito de Redenção, Marcelo Borges, acompanhou o secretário durante a agenda e agradeceu os esforços do governo do Estado no combate à pandemia na região. “Nós agradecemos ao governador Helder Barbalho pelo empenho no combate à Covid-19 , inclusive recebemos a boa notícia do secretário Sipriano sobre a ampliação do Hospital Regional, novos leitos e o novo tomógrafo. Só temos a agradecer”, disse o gestor municipal.

Leitos - Em Conceição do Araguaia, a equipe da Sespa fez visita técnica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi cedida ao Estado pela prefeitura para ser uma extensão do Hospital Regional de Conceição do Araguaia. 

Em seguida, a equipe seguiu para o Hospital Regional, onde o secretário visitou as instalações da unidade hospitalar e definiu novas ações em saúde para reforçar o atendimento público, após reunião com o prefeito do município, Jair Martins e a direção do hospital.

“Importante destacarmos a presença do governo do Estado na região, avaliando quais são as necessidades daqui e o que nós podemos implementar na linha de cuidado para pacientes com Covid-19, como também, para pacientes que sofrem de outras patologias. Aqui no hospital, pudemos acompanhar nosso serviço de portas abertas em Ortopedia, o qual foi implementado em janeiro de 2021, e hoje já é um sucesso na região”, frisou o secretário.  

Na agenda, o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, enfatizou que o governo do Estado não tem medido esforços para reforçar a saúde pública da região. “Agradecemos ao nosso governador Helder Barbalho, que é sempre presente na região. Antes, nossa referência em saúde era Araguaína (TO) e Palmas (TO), devido a distância de Belém. Então, o atual governo trouxe a saude pública de volta para Conceição do Araguaia e hoje temos 10 leitos de UTIs para Covid-19 . O governo está atuando em todas as frentes da saúde em Conceição do Araguaia, combatendo a doença e não deixando as outras ações de lado”, destacou o gestor.