Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa firma convênio com a Seap para a ressocialização de internos do sistema penal

Os custodiados farão serviços de jardinagem, serviços gerais, de manutenção predial e a cada três dias trabalhados haverá a remissão de um dia de pena

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
01/06/2021 14h18

Um ato administrativo na área livre da Santa Casa nesta terça-feira (1º) formalizou a parceria com a Seac para o trabalho dos custodiados A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação Santa Casa do Pará assinaram um convênio de parceria no final da manhã, desta terça-feira (1º), em benefício do processo de ressocialização de oito internos do regime semiaberto do sistema penal. Pelo acordo oficializado, os custodiados vão realizar serviços de jardinagem, limpeza, serviços gerais, manutenção predial simples e pintura na área da Santa Casa, em Belém. 

Arthur Moraes, secretário adjunto da Seap, observou que o convênio é inédito no âmbito da administração pública estadual. “O trabalho para esses internos é uma forma de eles voltarem para o seio da sociedade, de se sentirem úteis, mas também de poderem exercer um trabalho legal, trabalho do bem, um trabalho de ajuda e na, Santa Casa, é fundamental por ser (a instituição) um marco na história da saúde, na história de vida de todos nós paraenses”.

O secretário Arthur Moraes acrescentou que "a meta é sempre aumentar cada vez mais o benefício às pessoas que temos sob a nossa custódia e, com isso, se reduz a tensão do cárcere. Porque é muito ruim ficar dentro de cela de forma ociosa, então quanto mais tiver internos do sistema penal trabalhando, estudando e se ocupando, e com isso produzindo, é bom para toda a sociedade”, enfatizou o secretário adjunto.

“Nós que somos uma instituição que viemos da filantropia, que viemos do cuidar constante das pessoas, do cuidar da saúde das pessoas, para a gente é de extrema importância poder dizer: nós estamos trabalhando também em prol da ressocialização de pessoas, que, quem sabe não passaram, não nasceram nesta Casa e, hoje precisam muito da ajuda dos órgãos do estado, que possam colocá-los de volta à sociedade, que possam fazer com que tenham uma vida digna”, ponderou a diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Fundação Santa Casa, Walda Valente.

Benefícios – O contrato é de um ano podendo ser prorrogado por mais um. Durante esse período eles receberão um salário mínimo e mais a contribuição previdenciária. Metade do valor recebido pelos internos, vai para a família; um quarto fica na instituição (governo) para pagar o custo com eles; um quarto vai para uma poupança, que será entregue aos internos quando eles saírem, integralmente, do sistema penal.