Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ginástica Laboral, no Abelardo Santos, incentiva qualidade de vida de seus colaboradores

Exercícios de fortalecimento evitam estresse, ansiedade, sedentarismo e lesões laborais.

Por Governo do Pará (SECOM)
01/06/2021 12h12

Uma pausa de 10 a 15 minutos no trabalho, não é sinônimo de descanso para os colaboradores do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém. Muito pelo contrário, é neste curto intervalo que, funcionários dos setores assistencial e administrativo colocam o corpo para se exercitar. Após o hospital retomar, gradualmente, o atendimento às especialidades, com o objetivo de promover mais qualidade de vida e evitar lesões laborais dos profissionais da saúde, o Governo do Pará implantou na maior unidade hospitalar do Pará, a Ginástica Laboral.

Em três dias na semana, a equipe de fisioterapia do Abelardo Santos, põe os colaboradores para praticar exercícios que previnem doenças provocadas pela rotina de trabalho. Tem curta duração, e não chega a ter atividades de muita intensidade a ponto de suar a camisa, porém, traz benefícios de longa permanência para a saúde física e emocional dos funcionários. 

A enfermeira Brenda Lourinho avalia estas atividades no seu local de trabalho como uma terapia. “Os exercícios são de extrema importância para todos nós colaboradores. Percebo que a Ginástica Laboral, minimiza lesões por esforços repetitivos, já que ficamos muito tempo sentados ou fazendo a mesma coisa. Percebo, também, que melhorou o desenvolvimento mental, aumentando o meu bem estar de forma geral, isso faz com que a gente se sinta abraçado pela instituição”, explicou a profissional.

A assessora da diretoria assistencial, Raíssa Queiroz, já tem como rotina, a prática de atividades físicas, porém, os exercícios, no local de trabalho, são fundamentais para garantir o seu bem estar profissional. "Percebemos que as pausas para as atividades e alongamentos, são importantes para otimizar o nosso desenvolvimento no trabalho. Elas melhoram nossa saúde física, mental e emocional, aumentando a produtividade, o bom humor e diminuindo, consequentemente, as faltas por motivos de saúde", disse a colaboradora.

Diferente de Raíssa, a secretária executiva Juliana Campos, faz da Ginástica Laboral, o seu único tempo disponível para os cuidados com o corpo. “Essa atividade física, mesmo que curta, no meio do expediente, é muito importante pra mim, já que eu não faço nenhuma atividade. Então, pelo menos esses 15 minutos, já me ajudam e me estimulam. Isso, sem contar que o horário que foi escolhido: no início da manhã, auxilia no trabalho de forma mais leve. Todo mundo que pratica, fica mais disposto”, observou a funcionária.

Exercícios - A prática da Ginástica Laboral envolve o alongamento de diversas partes do corpo, desde pescoço e tronco, até pés e pernas. O ideal é que cada treino seja adaptado ao trabalho que o colaborador desenvolve. A fisioterapeuta Daniella Tota explica que são exercícios específicos realizados no ambiente de trabalho e com objetivo de prevenir e evitar lesões ocupacionais e movimentos repetitivos.

“Antes de realizar as atividades, a gente estuda os exercícios específicos para cada função. Pode ser alongamento, fortalecimento, aquecimento para início de uma jornada de trabalho ou até relaxamento”, destacou a fisioterapeuta. “Usamos bambolês, faixas elásticas e bolas. Apesar de ser pouco tempo de atividade, os exercícios fazem muita diferença durante o trabalho deles”, detalhou.

A fisioterapeuta afirma ainda que, além de proporcionar o bem estar, a Ginástica Laboral também ajuda na interação dos funcionários. “Ao final das atividades, ouvimos os colaboradores falando: “estou relaxado”. Com isso, percebemos que alcançamos os nossos objetivos”, ressaltou a especialista. 

Medicina do Trabalho - A Ginástica Laboral faz parte de um Programa de Qualidade de Vida que está sendo implantado na instituição. A enfermeira do Trabalho Monique Paiva, explica que as atividades vieram somar com a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), na prevenção de doenças e na promoção do bem estar dos colaboradores.

“Escolhemos três dias na semana para que os colaboradores participem. Desde os andares, que são dos enfermeiros, técnicos, médicos, até aos setores administrativos e apoio, participam das atividades”, afirmou.

Prestação de serviço -  Para o diretor geral do Abelardo Santos, Marcos Silveira, a gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, está reunindo um conjunto de esforços para proporcionar aos trabalhadores e aos usuários do HRAS, mais qualidade de vida. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas: pacientes e colaboradores. Percebemos que ações simples, como a Ginástica Laboral, trazem resultados extraordinários na saúde e no bem estar dos nossos trabalhadores. Estes exercícios utilizam técnicas de respiração, alongamentos e correção de postura, que evitam as doenças ocupacionais e o possível surgimento de lesões, assim, temos um colaborador mais disposto para atender, da melhor forma, os nossos usuários”, ponderou o gestor.

Para o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, a iniciativa fortalece o compromisso do Governo do Pará em prezar pela qualidade de vida dos seus colaboradores. "Um servidor bem de saúde, é um excelente prestador de serviço à sociedade. Entendemos que ao cuidar de nossos colaboradores, estamos estendendo esses cuidados à população do nosso Estado. O Hospital Abelardo Santos, atualmente, é a maior unidade hospitalar do Pará, mas vemos que além do tamanho, o Hospital se destaca pelas iniciativas, sobretudo, em se empenhar na prestação de um serviço de qualidade à saúde pública”, observou o titular da pasta.

Texto: Roberta Paraense (Ascom/HRAS)