Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Redução de sacolas plásticas, pode diminuir poluição para o meio ambiente

Ações de educação ambiental, promovidas pela Semas, visam conscientizar população para um estilo de vida mais sustentável

Por Bruna Brabo (SEMAS)
31/05/2021 12h40

No mês de maio, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), recolheu 348,3 kg de materiais recicláveis e 108 litros de óleo de cozinha. O trabalho realizado pela secretaria, tem como objetivo, promover a conscientização da população paraense por meio de ações de educação ambiental. “É algo extremamente importante e que a gente precisava para Belém. Há muitos anos eu tento dar o destino correto para os resíduos, então, fiquei muito feliz de ter esse ponto de coleta. Também fiquei encantada com a questão da coleta do óleo, porque é uma excelente alternativa. Essa é uma ação prática e que realmente impacta o meio ambiente”, comenta a professora da Universidade Rural da Amazônia (Ufra), Vânia Neu.

Parceiro da Semas, o Instituto Alachaster, trabalha na confecção das ecobags, que são vendidas mensalmente durante a Feira de Agricultura Familiar. O intuito é diminuir o uso de sacolas e estimular o uso das sacolas reutilizáveis. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas plásticas, são distribuídas por hora no Brasil. Resíduo este, que além de ser muito poluente, acaba indo parar nas ruas, entupindo esgotos e causando enchentes, poluindo diversos ecossistemas e até mesmo nos oceanos – muitas vezes indo parar no estômago de animais marinhos e infelizmente, ocasionando assim incontáveis mortes. Por ano, esse valor, totaliza aproximadamente, 13 bilhões de sacos plásticos.

"As ecobags, são muito importantes para o meio ambiente, porque é um produto biodegradável, que geralmente é criado a partir de materiais recicláveis, e pode ser confeccionado em tecido de algodão. Usar as ecobags, traz benefícios para a sociedade, pois é mais econômico, suportam mais peso que os sacos plásticos e é mais rápido de se degradar”, diz Márcia Pinheiro, do gerenciamento de resíduos sólidos, do instituto Alachaster.

Outra iniciativa colocada em prática é o Eco Ponto, um estande para coleta de materiais recicláveis. “A comunidade traz o material reciclável, que provavelmente iria para o lixo, e nós recolhemos e destinamos para cooperativas parceiras que dão o destino correto para o resíduo. A cada dia, as pessoas têm se conscientizado mais. Tem sido um trabalho de grande importância e que tem crescido bastante, ainda mais nesse tempo de pandemia, onde precisamos ter um grande cuidado com nossos resíduos. Hoje, a conscientização ambiental, sobre ser sustentável e diminuir o impacto do resíduo na nossa região, é cada dia mais importante”, comenta ainda Márcia Pinheiro.

Semas TerPaz - O óleo coletado pela Semas, será reciclado na confecção de sabão, em oficinas realizadas pela secretaria, no Programa do Governo do Estado, Territórios pela Paz (TerPaz), que busca promover a cidadania, em bairros onde existem pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Isso vai gerar renda para as comunidades dos sete territórios do TerPaz. Essa atitude da Semas faz jus ao nome da secretaria, promover a sustentabilidade no cotidiano da comunidade”, comenta Izabele Carvalho, Técnica em Educação Ambiental da Semas.

Lei - O Governador do Estado, Helder Barbalho, assinou no dia 11 de outubro de 2019, a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas em todo o Pará.