Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Pará recebe comitiva do Mtur e de órgãos federais no Tapajós

Inicialmente, a programação da comitiva prevê visitas a Santarém e Belterra.

Por William Serique (SECOM)
28/05/2021 12h05

O Pará recebe, entre os dias de hoje e sexta-feira, 26 a 28 de maio, uma comitiva de representantes do Ministério do Turismo e de outros órgãos do Governo Federal. A visita faz parte do processo de consolidação do chamado Projeto Tapajós, que vem sendo articulado e desenvolvido pela Setur (Secretaria de Estado de Turismo), no Pará, desde 2019. Inicialmente, a programação da comitiva prevê visitas a Santarém e Belterra, que integram a chamada região turística do Baixo Tapajós. Acompanham a visita, representantes de órgãos parceiros da Setur, empresários do turismo local e gestores públicos municipais. 

O Projeto Tapajós é considerado prioritário pelo Mtur, para fortalecimento do turismo na Região Norte. Quem lidera a missão federal no Pará é o diretor do Departamento de Atração de Investimentos do MTur, João Daniel Ruettimann, acompanhado da coordenadora-geral de Aproveitamento Turístico de Ativos de Domínio Público, Clarissa Xavier e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Willian França.

O secretário de Turismo do Estado, André Dias, sobre a visita técnica. “Teve dois motivos principais. Um deles foi apresentar para os gestores municipais, um projeto que o MTur está construindo, que é o Projeto Tapajós. Nós conseguimos convencer os representantes do Ministério a se interessarem pela região. É um projeto prioritário no âmbito federal, algo inédito no Pará. A segunda pauta de relevância é a futura realização do "Extreme E", novo e inovador campeonato off-road de carros elétricos, que será um dos mais importantes eventos esportivos que vai acontecer no país este ano”, explica.

O campeonato "Extreme E", terá transmissão da TV Globo, no Brasil. O canal vai transmitir a ação das corridas e os destaques da competição em português. A penúltima corrida da temporada de abertura, será realizada justamente em Alter do Chão, nos dias 23 a 24 de outubro de 2021. 

O setor de turismo foi escolhido pelo Governo Federal, por meio do Ministério, como parte de uma estratégia para que cada estado pudesse contribuir com a retomada da economia nacional. No Pará, foi selecionada a região do Baixo Tapajós, alcançando os municípios de Belterra, Santarém e Monte Alegre. É uma área de extrema importância para o estado, pela capacidade de atrativos da região. Na programação estão previstas visitas a Flora do Tapajós, ao MuCA (Museu de Ciências da Amazônia), passeio de barco pelo Rio Tapajós, à Floresta Encantada em Alter do Chão, além de reuniões setoriais, visto que a comitiva também é composta por representantes do BNDES, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério da Economia, Secretaria Nacional da Juventude do Ministério dos Direitos Humanos, IPHAN e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).