Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NASCIMENTO

Bebê nasce dentro do carro a três km do Hospital Abelardo Santos

Mãe e criança passam bem e terão alta no próximo sábado (29).

Por Governo do Pará (SECOM)
28/05/2021 11h07

O nascimento de Merlynda Barros às 8h40 desta quinta-feira (27), pegou de surpresa a mãe, Izabela Aparecida Moreira Barros, de 20 anos. A bebê nasceu dentro de um carro de aplicativo, na avenida Augusto Montenegro, próximo ao bairro do Coqueiro, em Belém. O parto foi feito por três policiais militares da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), em ronda e, após mãe e filha foram assistidas no Hospital Dr. Abelardo Santos, unidade do Governo do Pará. Elas estão bem e devem receber alta neste sábado (29).

Merlynda é a terceira filha de Izabela Barros, dona de casa que sentiu as primeiras dores do parto em casa, no conjunto Jardim da Cidadania, na Estrada do Curuçambá.  Ela acionou o aplicativo para ir ao Hospital Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, mas no meio do caminho, a bolsa estourou. O motorista, Edson Ataíde, entrou na pista expressa do BRT para acelerar a chegada ao hospital, e foi ao encontro da viatura da PM.

A menina nasceu com 2.972 kg, sob o auxílio dos sargentos da PM, Lourinho e Evangelista e, também, do cabo Luz. "Estou na PM há 27 anos, e já vi os colegas passando por  situações como esta, mas eu não. Para a gente é gratificante saber que ajudamos no nascimento de uma pessoa, ajudamos o próximo e cumprimos com a nossa missão, como policial e ser humano", disse o sargento Lourinho.   

"O motorista do aplicativo estava assustado e chamava por nós. Não pensei que seria um parto, mas foi", contou o sargento, sorrindo. "Na academia recebemos treinamento de primeiros-socorros, de cuidados às pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade, mas uma situação assim é atípica na nossa rotina. Porém, estamos muito felizes com essa experiência", acrescentou o PM.

Durante o trabalho de parto, um médico passava pelo local e também auxiliou no procedimento. O doutor acompanhou mãe e filha até a emergência do Hospital Abelardo Santos, unidade do Governo do Pará. 

"Casos como este não são tão incomuns no Abelardo Santos, já presenciamos outras situações semelhantes. Nossa equipe está preparada para fazer toda a assistência necessária para preservar a vida da mãe e do recém-nascido", garantiu a enfermeira, Anny Segóvia, coordenadora de Humanização, que recebeu a paciente na unidade junto à equipe assistencial.

"Nosso trabalho, imediatamente, foi checar o estado de saúde delas, e logo depois, confortamos os protagonistas desse parto inusitado. Todos estão muito bem", acrescentou Segóvia. 

No Abelardo Santos, o atendimento foi considerado rápido e eficiente, para alívio da dona de casa. "Tive um ótimo atendimento, uma excelente assistência dos médicos e dos enfermeiros, os quais nos atenderam muito bem. Agora, eu só tenho que agradecer a tudo e a todos", comemorou a mãe, que foi sozinha à unidade, já que o pai da criança precisou ficar com os outros dois filhos em casa.  

No passado, o Abelardo realizou 1.572 partos normais e 1.277 cesáreas, resultando em 2.849 procedimentos. "Nosso objetivo é eternizar o parto. O Abelardo é uma unidade de pronto-atendimento obstétrico e pediátrico e vem desenvolvendo ações para dar um atendimento de excelência neste momento único na vida de uma família", disse o diretor geral do Abelardo Santos, Marcos Silveira.

Silveira ainda informou que desde o mês de março de 2021, o Abelardo Santos desenvolve um trabalho terapêutico no momento do parto, com massagens para alívio da dor, exercícios, banho com água morna e musicoterapia, em que mulher é a protagonista do ato de grande emoção.

Texto: Roberta Paraense/AscomHRAS