Moradores de Santa Cruz do Arari já contam com nova delegacia
Unidade policial foi entregue por Helder Barbalho, e contribuirá para maior segurança do município, que há 20 anos não recebia a visita de um governador
Helder e comitiva, com a presença da deputada federal, Elcione Barbalho, inauguram a Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do ArariEm continuidade à agenda na região do Marajó, o governador Helder Barbalho esteve em Santa Cruz do Arari, na tarde desta quinta-feira (27), para entregar a nova Delegacia de Polícia Civil. O órgão contribuirá de forma decisiva para a melhoria da segurança dos 10 mil habitantes do município. A obra, viabilizada com recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), significa um investimento de quase R$ 269 mil.
Há pelo menos 20 anos um governador não visitava Santa Cruz do Arari. "Vim outras vezes aqui, mas nunca como governador. Não poderia vir a passeio, tinha que vir com trabalho. E hoje estamos aqui entregando uma delegacia para atuar em favor da segurança, avançando em pautas importantes", enfatizou Helder Barbalho.
Ele anunciou que em um mês chegará o veículo que será usado como viatura policial da Polícia Civil e, em mais seis meses, o município terá uma lancha para uso exclusivo da Polícia Militar.
Governador Helder: "O governo tem que ser capaz de chegar unido, trabalhando, em parceria, para melhorar a vida da população"."Importante que nós possamos governar por todo o Pará. Independente das distâncias, onde houver um paraense o governo tem que ser capaz de chegar junto, unido, trabalhando, em parceria, para melhorar a vida da população", discursou o governador.
Helder esteve acompanhado da deputada federal, Elcione Barbalho; do deputado estadual, Orlando Lobato; do chefe da Casa Civil, Iran Lima; entre outras autoridades. O governador antecipou ainda outros avanços para o município de Santa Cruz do Arari: a chegada da empresa que construirá uma agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), a primeira agência bancária da cidade, e a construção de nova uma unidade de ensino infantil para crianças de 0 a 5 anos pelo programa Creches por todo o Pará, que será toda mobiliada pelo governo do Estado.
Delegacia tem salas para delegado, escrivão e investigadores, alojamento masculino e feminino, celas de custódia etcEstrutura - Com uma estrutura mais adequada às demandas da Segurança Pública, a nova Delegacia de Polícia Civil passou a funcionar no momento de sua inauguração, e oferece melhores condições para a atuação das equipes, garantindo, por exemplo, a presença de plantonistas diariamente.
"É mais um benefício do governo do Estado na área de Segurança Pública. O servidor terá maior conforto e segurança para desempenhar seu papel, e o usuário, por sua vez, mais confiança em buscar nossas unidades”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.
Com a reconstrução do prédio, a delegacia conta com salas para delegado, escrivão e investigadores, além de alojamento masculino e feminino, copa, depósito, celas de custódia, departamento de materiais apreendidos, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência e estacionamento. No local, poderão ser realizados boletins de ocorrências e investigações sobre crimes diversos, beneficiando ainda distritos mais distantes, como Jenipapo, Francês e Mocooes.
O Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp) é vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e foi criado para atender às demandas do sistema a partir do investimento de recursos decorrentes da atuação das forças policiais, a exemplo de pagamentos feitos de taxas de prestação de serviços, emissões de carteira de identidade, taxas de licença de eventos e festas, emissão de habite-se, vistoria em geral e outros serviços disponíveis pela segurança pública.
O titular da Segup, Ualame Machado, enalteceu a importância do Fundo. "O Fisp financiou mais essa obra para melhorar o aparelhamento, dando melhores condições aos nossos agentes e servidores, consequentemente atendendo melhor a população", confirmou.
O prefeito municipal, Nicolau Pamplona, agradeceu o empenho do governo em fazer um trabalho conjunto. "Essa parceria é algo que nunca houve em Santa Cruz do Arari, vai significar uma grande mudança para a população. Qualidade de vida, geração de emprego, ter um banco aqui vai melhorar a economia do município, o dinheiro vai circular aqui dentro", declarou.