Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERNACIONAL

Agentes de segurança aprimoram técnicas de defesa pessoal durante curso

Por Governo do Pará (SECOM)
26/05/2021 23h02

Agentes de segurança pública do Pará e de outros dois estados brasileiros, que participam do Curso Internacional de Segurança de Autoridades, oferecido pela Casa Militar da Governadoria do Estado, iniciado na última segunda-feira (10), aperfeiçoaram conhecimentos em Defesa Pessoal Policial.

O curso voltado para a segurança de autoridades, em sua sexta edição, deve ocorrer nos meses de maio e junho, que contempla 42 alunos, sendo 36 pertencentes aos órgãos do Estado vinculados à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), como Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Polícia Militar do Pará, Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Estado, Gabinete Militar do Ministério Público do Estado e da Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará. 

Uma das 21 disciplinas está a de Defesa Pessoal Policial, que consta de conhecimentos da arte marcial Krav Magá. Desenvolvido em Israel, consiste num sistema de combate corpo a corpo, que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas e golpeamentos.

O Krav Magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança, como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos. 

Ron Groovman, instrutor do curso, afirma que o conhecimento desta arte marcial facilita o desenvolvimento do trabalho exercido pelos agentes de segurança por enfatizar a neutralização de ameaças.  “Este curso que estamos trazendo hoje aqui é importante para auxiliar os agentes de segurança do governo, na proteção própria e do armamento que estão portando. É uma técnica corpo a corpo necessária para este público.”

Segundo o coronel Costa Júnior, chefe da Casa Militar do Pará, com esta formação a instituição busca preparar agentes com as melhores experiências no que diz respeito à segurança de autoridades.  Para isso, convidou os melhores profissionais do mercado. 

“Devemos destacar que todos os procedimentos de segurança, todos os protocolos que são ensinados nesse curso, eles visam proteger a autoridade de qualquer atentado. Quando a segurança de uma autoridade é violada em nosso país significa um atentado à democracia. Por isso, eis a importância desse curso, eis porque ele é compartilhado dentre as instituições do nosso estado”, destacou o chefe da Casa Militar.

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)