Governo do Estado assina termo com o Conselho Nacional de Juventude
Nesta quarta-feira (26), o Governo do Estado assinou um Termo de Cooperação com o Conselho Nacional de Juventude, a Agência de Fomento Social Besouro, para parceria no Projeto Juventude Empreendedora, que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo de jovens entre 17 e 29 anos, por meio de capacitação para que as juventudes possam abrir seus próprios negócios.
A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, participou da assinatura do termo, ao lado do titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco Pantoja, do deputado estadual Dirceu Ten Caten, e do coordenador da Gerência de Promoção dos Direitos da Juventude, Flávio Moreira de Paula.
Daniela Barbalho ressaltou a importância do Juventude Empreendedora 2.1. "O jovem é um empreendedor nato e com os avanços que temos percebido nas criações de programas na internet, de estabelecimentos comerciais, é uma nova visão de mundo e o Governo do Estado não pode se permitir não conhecer e investir", ressaltou.
Ainda de acordo com a primeira-dama, há, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei sendo tratado para que haja investimento no empreendedorismo da juventude. "Ainda hoje, estaremos fazendo a inscrição de dois mil jovens em todo o Estado do Pará que já estão cadastrados nessa qualificação e capacitação e, daqui pra frente, teremos nossos jovens inseridos no mercado de trabalho", destacou.
A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line e gestão de pessoas. O projeto também conta com dicas e guias práticos para auxílio aos novos empresários a sobreviverem à crise e encontrarem uma nova oportunidade de geração de renda em 2021, mesmo em meio à pandemia. O programa Juventude Empreendedora 2.1 é oferecido por meio da metodologia exclusiva ByNecessity®, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e adapta para pequenos negócios de forma a ser executado depois de cinco dias de curso, que somam 20 horas da capacitação.
O deputado estadual Dirceu Ten Caten, presidente da Frente Parlamentar da Juventude, da Alepa, ressaltou “que os jovens são o futuro da sociedade e que a eles devem ser dadas todas as oportunidades para que sejam inseridos no mercado de trabalho”.
Já para o coordenador da Gerência de Proteção dos Direitos da Juventude, da Sejudh, Flávio Moreira de Paula, "o objetivo é que a Secretaria forneça o maior número de informações para capacitar o maio número possível de jovens em todo o Pará”.
O titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco Pantoja, ressaltou que o projeto que visa capacitar as juventudes conta com o total apoio da Sejudh. “Já venho tratando há um bom tempo sobre esse projeto e colocamos a Secretaria à disposição para a execução dos cursos”, disse.
O Juventude Empreendedora 2.1 é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, a qual é a responsável pelas políticas públicas voltadas às juventudes, e da Besouro Agência de Fomento Social.