Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO SUPERIOR

Projeto 'Novas Histórias' oferece bolsas de estudos para mães custodiadas

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
24/05/2021 22h39

Dez mulheres privadas de liberdade do Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua, participaram da aula inaugural do projeto 'Novas Histórias', na manhã desta segunda-feira (24). A ação executada pela Faculdade Uninassau, do Grupo Ser Educacional, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), entregou dez bolsas de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD) para iniciarem uma nova etapa em suas vidas. O evento aconteceu de forma on-line e oficializou o novo programa. 

"É uma oportunidade ser beneficiada com uma bolsa de estudos à distância. Eu acredito que isso é um passo muito importante para nós. É um privilégio. Eu vou participar, vou fazer o curso de Letras e eu acredito que isso vai me ajudar no mercado de trabalho quando eu conseguir a minha liberdade de volta e também na minha ressocialização dentro da sociedade. É gratificante", afirmou a custodiada Cleudiane dos Santos. 

De acordo com o diretor do EaD do Grupo Ser Educacional, Enzo Moreira, a democratização do ensino superior é uma das prioridades. "Plantamos sementes boas para a colheita de um bom futuro da sociedade. Queremos levar o ensino superior para todos os lugares", destaca.

Para a reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Betânia Fidalgo, o projeto foi pensado para iniciar as atividades com mulheres, para valorizar suas lutas. "Sabemos que não há outra forma de reconhecer os direitos das mulheres, se não for pela educação. As custodiadas beneficiadas com o projeto têm todos os aspectos e qualidades necessários para se tornarem profissionais com conhecimento adquirido em uma sólida qualificação profissional", defende. 

O projeto 'Novas Histórias' tem como critério de seleção as mães com filhos de até 12 anos, com ensino médio completo e que estejam na condição de vulnerabilidade, no qual inclui as mulheres privadas de liberdade. A proposta está inserida no calendário de ações de responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior (IES), sendo considerado pioneiro entre as instituições do grupo Ser Educacional. Além das bolsas entregues para as custodiadas, a instituição entregou mais cinco bolsas de pós-graduação em EAD, para servidores da casa penal. 

Segundo Jarbas Vasconcelos, titular da Seap, a secretaria e os parceiros buscam sempre implantar e inovação a formação acadêmica e profissional no sistema penitenciário paraense. "Quando se estuda e trabalha, a reincidência cai 100%. É possível ver que a realidade extravasa os resultados positivos das ações de responsabilidade social e políticas públicas implementadas para as pessoas privadas de liberdade", afirma. 

A aula inaugural teve a participação dos dirigentes estaduais, como o secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, e da secretária de Educação, Elieth Braga. O encontro também contou com a presença dos gestores do Ser Educacional, grupo ligado com a iniciativa nacional, chamada 'Programa EAD Social'. 

Entre os gestores, o diretor do EAD, Enzo Moreira, o diretor-adjunto de Governança Ambiental e Social,  Sérgio Murilo Junior, a diretora regional do grupo, Betânia Fidalgo e do diretor da Uninassau Belém, Éden Ferreira. Além deles, o evento contou com a presença do diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado; e o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado.