Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Campanha de Belém supera a marca de seis mil pacientes atendidos

Por Kátia Aguiar (COHAB)
24/05/2021 17h08

A Secretaria de Estado de Saúde Publica (Sespa) contabiliza mais de seis mil pacientes atendidos no Hospital de Campanha de Belém, instalado no Hangar como referência no atendimento de pacientes com a Covid 19. 

O Hospital, o maior do Estado do Pará no atendimento às vitimas da pandemia, funciona desde abril do ano passado e hoje tem em atendimento 139 pacientes, sendo 75 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, 6.361 mil pacientes já foram atendidos, dos quais 309 foram transferidos e 4.254 mil receberam alta. 

Adrielson de Nazaré PintoO barbeiro Adrielson de Nazaré Pinto da Silva, de apenas 23 anos, foi um dos pacientes atendidos no Hospital de Campanha de Belém. Morador de Muaná, na ilha do Marajó, ele precisou ficar cinco dias internados em Belém. “O atendimento foi ótimo, desde os médicos, enfermeiros, pessoal que servia as refeições, e em poucos dias tive alta e pude voltar para casa”, destacou.

Adrielson conta que contraiu a Covid-19 trabalhando. “Eu não parei, mas agora estou mais atento para evitar ser contaminado novamente, pois precisei sair da minha cidade para poder receber tratamento”, disse.

Oriundo de Oeiras do Pará, o paciente Azenilton Trindade Pantoja, de 27 anos, precisou ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para receber ventilação mecânica. Ele conta que o atendimento foi excelente. “Fiquei dez dias internado, longe da minha família e da minha cidade, mas fui muito bem atendido e medicado”, disse. Azenilton Trindade Pantoja

O Hospital de Campanha de Belém opera com 160 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 260 leitos de enfermaria. No total, atuam na unidade cerca de mil profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e muitos outros. 

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a luta contra a pandemia da Covid é vencida diariamente em todos os hospitais de campanha do Estado. “Estamos vendo recuo no número de casos, mas precisamos alertar que ainda não vencemos a batalha final, que só ocorrerá com a vacinação da população. Então, é bom todos continuarem vigilantes e atentos aos protocolos de segurança para evitar propagação da doença”, alertou.

Entre as medidas de segurança estão distanciamento social, uso continuo e permanente de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool 70 em gel.