Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Projeto ‘Asfalto por todo o Pará' avança com obras de infraestrutura em Ananindeua

Por Giovanna Abreu (SECOM)
24/05/2021 13h01

Cerca de 50% das obras de infraestrutura na rua Jardim Providência, no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, já estão em fase de conclusão. Elas fazem parte do projeto ‘Asfalto por Todo o Pará’, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), que alcança comunidades em todas as regiões de integração no Pará.

Em Ananindeua, as obras do projeto contemplam 10 km de serviços, distribuídos em 15 ruas no bairro do Icuí, uma no bairro de Águas Lindas, uma no bairro de Águas Brancas, e 10 ruas no bairro do Paar. O engenheiro responsável, Edemir Beltrão, explica que, inicialmente, o projeto contemplava serviços de infraestrutura, terraplenagem e pavimentação asfáltica, entretanto, em algumas vias, como a rua Jardim Providência, verificou-se a necessidade do serviço de drenagem, que foi incluído.

“Estamos trabalhando em cerca de 1,4 km da via há 45 dias. Já fizemos serviços de drenagem, terraplenagem, urbanização, calçada e meio-fio no trecho inicial, que receberá, a partir de amanhã, o asfalto. Seguimos avançando com os trabalhos nessa via, que é de grande fluxo e interliga a BR-316 a uma das principais vias do bairro, a Oswaldo Cruz. Ela funcionará como via de escoamento”, ressalta o engenheiro. A previsão de entrega da via é na primeira quinzena do mês de julho.

A autônoma, Rosana Cardoso, moradora da rua Jardim Providência, há 12 anos, relembra as dificuldades que enfrentava enquanto a obra não saia do papel. “O esgoto era jogado na rua, andávamos na lama. Estamos muito felizes porque agora sim teremos uma vida digna com saneamento. Está sendo feito um trabalho completo, muito bom, de qualidade e de forma rápida. Só felicidade”, ressalta.

O lixão a céu aberto era outro problema que foi eliminado desde o início das obras do Governo do Estado, segundo o dono de casa, Manoel da Silva, morador da localidade desde 1986. “Como aqui não tinha saneamento, moradores de outras ruas vinham jogar seus lixos. Agora, não precisamos mais andar pisando em lixo, sem meter o pé na lama. Eu pedia tanto por essa obra, porque antes eram os próprios moradores que faziam reparos na rua, e esse dia finalmente chegou”, conta.

CONVÊNIO COM A PREFEITURA

Além do projeto ‘Asfalto por Todo o Pará’, o Governo do Estado também firmou convênios com a Prefeitura de Ananindeua para garantir obras de pavimentação em vias que ainda não foram contempladas com o projeto. Um dos principais convênios envolvem 50 km de serviços para melhorar a infraestrutura urbana, pavimentação, acessibilidade, mobilidade, asfaltamento, recuperação, drenagem, entre outros. O investimento é de R$ 29 milhões.

O titular da Sedop, Ruy Cabral, considera de extrema importância esta parceria para dar continuidade nas ações de desenvolvimento de Ananindeua. “O convênio vem complementar o projeto ‘Asfalto por todo o Pará’ e os dois configuram trabalhos que precisam de continuidade em razão da necessidade da população e do crescimento populacional. Essas iniciativas nos dão a certeza de que estamos no caminho certo e de que novas obras e parcerias virão para beneficiar inúmeros bairros de Ananindeua”, destaca.

ASFALTO POR TODO O PARÁ

A previsão do Governo do Estado é de que mais de 560 km de asfalto novo sejam distribuídos entre os municípios do Estado nos próximos meses. Segundo a Sedop, desde 2019, já foram investidos R$ 548 milhões em obras de pavimentação, calçada e meio-fio pelo projeto, que é um dos maiores programas de investimento em infraestrutura urbana já realizados no Estado.

Mais de 96 municípios paraenses já foram contemplados. Com esses recursos puderam ser implantados mais de 500 km de asfalto novo e de qualidade em municípios de todas as regiões de integração do Estado.