Calouros da Uepa recebem a medalha “Fernando Guilhon”
Dedicação exclusiva aos estudos, prática recorrente de exercícios e muito treino na redação permitiram às calouras Beatriz Ishigaki, 16 anos, e Angélica Alcântara, 17, receberem a medalha “Fernando Guilhon” das mãos do reitor Juarez Quaresma, em reconhecimento à conquista dos primeiros lugares nos processos seletivos 2017 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A honraria é concedida aos estudantes com melhor desempenho no Prise (Programa de Ingresso Seriado) e Prosel, realizados pela instituição. As medalhas foram entregues durante a reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun), na manhã desta quarta-feira (15).
As estudantes, acompanhadas de suas mães, receberam a homenagem do reitor, do vice-reitor Rubens Cardoso e da pró-reitora de Graduação, Ana Conceição Oliveira. Emocionada, Beatriz conquistou o primeiro lugar geral na Uepa e na Universidade Federal do Pará (UFPA). “Não esperava ficar em primeiro. Foi um choque! Fiquei muito feliz com isso tudo. Também não sabia sobre a medalha. É uma honra para mim”, declarou.
Primeiro lugar no Prise, Angélica Alcântara destacou a importância da homenagem. “Fiquei muito feliz de ter sido aprovada em primeiro lugar. Essa medalha é mais um reconhecimento pela nossa dedicação”, ressaltou. Ela também foi aprovada na UFPA e na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao contrário de Beatriz, que optou pela Uepa, Angélica fará a graduação em Medicina na UFPA.
Aos milhares de jovens que tentarão uma vaga nas universidades públicas este ano, elas recomendam calma. “Manter a saúde mental é o principal para conseguir um bom desempenho”, afirmou Angélica. Para Beatriz, evitar o estresse e a sobrecarga de estudos é a chave para alcançar o objetivo, e também manter uma rotina de exercícios. “Se o candidato se mantiver calmo, vai sentir a melhora no rendimento. Exercitar bastante a redação também será de grande ajuda”, aconselhou a caloura.