Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSAMAZÔNICA

Emoção marca reencontro da família em alta de paciente intubada por 12 dias com Covid-19

Por Melina Marcelino (SESPA)
21/05/2021 21h53

A ansiedade e emoção de uma família na frente do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, chamou a atenção com flores e balões, enquanto aguardava pela alta tão esperada de Antonia Regiane Cardoso, comerciante de 46 anos que venceu a Covid-19. Internada no dia 17 de abril, após apresentar desconforto respiratório e comprometimento pulmonar de 80%, o quadro se agravou e ela precisou ser intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
No período em que Regiane permaneceu na UTI, o acolhimento e a dedicação da equipe multiprofissional fez toda a diferença para a família dela, que diariamente recebia o boletim médico da paciente. “Tínhamos medo, chorei muito, porque estamos acostumados a ouvir por aí que, se uma pessoa é intubada, não tem mais jeito. Mas não é assim. Fomos tranquilizados pelas assistentes sociais e pela própria equipe, que explicava todos os detalhes pra a gente”, afirmou Tayla Cardoso, filha única da paciente.
 
Após passar pelos cuidados intensivos, Regiane apresentou melhora significativa no quadro de saúde e foi transferida para a enfermaria, onde permaneceu até ser liberada para voltar para o aconchego da família. “Estou há um mês sem ver minha família, com muita saudade deles e de casa. Não tenho palavras para agradecer o que fizeram por mim. Eles cuidaram de mim com tanto carinho. Só tenho gratidão a Deus”, comemorou a Regiane.
 
Na despedida, paciente e equipe se emocionaram e uma salva de palmas tomou conta do corredor do hospital, que é uma unidade do Governo do Estado, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde e referência no tratamento de pacientes com a Covid-19, na Região do Xingu.
 
A enfermeira Lidiane Costa foi uma das profissionais que esteve diariamente acompanhando a paciente e não conteve as lágrimas ao se despedir de Regiane. “Cuidei dela desde o início, fazendo curativos, conversando e a tranquilizando. Para mim, é extremamente gratificante participar desse momento. A recuperação dela é resultado da dedicação de toda nossa equipe”, celebrou Lidiane.
 
Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, o governo tem garantido que a população paraense sempre tenha um atendimento de qualidade nas unidades do Estado. "Ficamos felizes por todas as altas, esse é um resultado de um esforço coletivo de toda a equipe do Hospital. Mas continuamos alertando a população para não deixar de cumprir os protocolos sanitários, usar máscara,  higienizar as mãos e manter o distanciamento social", enfatizou o secretário.

Desde o início dos atendimentos dos casos de Covid-19 pelo hospital, mais de 420 pacientes já foram recuperados.
 
O HRPT é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), um reconhecimento que atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Texto: Karine Sued (Ascom/HRPT)