Seduc comemora aprovação de estudantes da rede estadual no processo seletivo da UEPA
Logo após a saída do listão da Universidade do Estado do Pará, era evidente em vários bairros de Belém, a alegria das famílias de alunos das escolas estaduais
A secretária estadual de Educação, Elieth de Fátima, parabenizou os estudantes da rede estadual pública de ensino aprovados no processo seletivo, (Prosel 2021), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), cujo listão foi divulgado na manhã desta sexta-feira (21).
“Nós queremos parabenizar nossos alunos da rede estadual que hoje estão comemorando a aprovação na UEPA. Agradecer também ao projeto "Enem Pará" por todo o trabalho do professor Diego Maia. Agradecer também ao professor, Fellipy Soares, coordenador do Sistema Educacional Interativo (SEI), em razão de tudo aquilo que temos oportunizado para que esse aluno tenha acesso, seja por meio das mídias digitais e por todo o trabalho feito no “Todos em Casa pela Educação”, ressaltou a secretária.
Cibelle Cristiny, de 18 anos, era aluna da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, localizada na avenida Almirante Barroso, em Belém, e comemora, pela segunda vez, a sua aprovação em uma universidade pública. Cibelle também foi aprovada na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no curso de Zootecnica e agora comemora aprovação pela UEPA, no curso de Educação Física. Ela conta que o seu empenho e a ajuda dos professores foram fundamentais.
“Meu sentimento pela segunda aprovação na universidade pública é de gratidão por todos os professores da Escola Estadual Albanízia, em especial à professora Ione, que se comprometeu em garantir a todos os alunos da 3º série do ensino médio, a construção e reconstrução de textos de redação. Gratidão também ao diretor Théo, que nos proporcionou muito apoio nesse tempo tão difícil, haja vista que foi o primeiro Enem em uma pandemia. O meu método era assistir às aulas e depois treinar fixando a matéria com exercícios”, agradeceu a caloura.
Anthony Carvalho, de 17 anos, também é calouro da Uepa pelo curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa. Ele cursou todo o seu ensino médio na Escola Estadual Ruth Guimarães, em Benevides. o calouro conta que apesar das dificuldades impostas pela pandemia, alcançou o resultado desejado.
“Sinto que poderia ser melhor, mas com o impacto da pandemia, todos nós tivemos dificuldade, mas estou feliz, pois consegui o resultado positivo. Me esforcei bastante para chegar aqui hoje, estudava pelo Google Meet, buscava minhas atividades na escolas”, disse o ex-aluno.
Jackeline Corrêa, mãe de Anthony, conta muito feliz o empenho e esforço do seu filho para conseguir o ingresso no ensino superior.
“É confortante e muito gratificante, porque eu sei o que ele passou. Ele sempre foi muito esforçado e apesar das dificuldades da pandemia, conseguiu manter a rotina de estudos: recebia as atividades impressas da escola para fazer em casa e devolvia para a escola, além de fazer cursinho e estudar de forma virtual”, contou a mãe do aluno.
É importante frisar que a Secretaria de Estado De Educação (Seduc), mesmo com a suspensão das aulas presenciais na rede estadual, manteve o vínculo aluno-escola e garantiu uma rotina de estudos, por meio do movimento “Todos Em Casa Pela Educação”, criado pela instituição para fomentar as ações pedagógicas à toda comunidade escolar, bem como a plataforma ‘Enem Pará’ que, através de aulas e revisões de conteúdos específicos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferece suporte para os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Do mesmo modo, a Seduc também disponibilizou aos alunos concluintes do ensino médio, no ano de 2020, chips de internet móvel para o amplo acesso aos conteúdos do Exame.