Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Estado entrega títulos de terra em Tucuruí e garante reforma do cais da cidade

Por Ronan Frias (DETRAN)
20/05/2021 20h54

O governador do Helder assinou nesta quinta-feira (20), o protocolo de intenções para reforma do cais do município de Tucuruí. A iniciativa vai permitir que a população ganhe uma área de orla na cidade. Durante o evento, o governo também realizou a entrega de 24 títulos de terra para produtores rurais.

“A nova orla vai ser um ponto de encontro, um cartão de visita, para poder usufruir dessa beleza natural. Hoje nós assinamos o maior convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Tucuruí na história, Com isso, a prefeitura poderá licitar e iniciar as obras da orla para a população crescer e se desenvolver. Vamos trabalhar para que a cidade seja cada vez melhor”, pontuou o governador. 

Para o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, a mudança no cenário da cidade, vai transformar não apenas o turismo, mas a vida de quem mora na região. “A obra de construção do cais vem sendo discutida há muito tempo pela importância dela, seja para o turismo, pela funcionalidade de embarque e desembarque e pela produção que sai pelo cais. Essa é uma conquista para os nossos irmãos de Tucuruí e que vai servir para todos os municípios da redondeza. É uma obra e um compromisso importante do governo do Estado”, explicou o secretário de obras.

Regularização Fundiária 
Ainda durante a extensa agenda desta quinta-feira, o governo estadual colocou fim a uma longa espera para famílias de agricultores de Breu Branco. “Essa doação de títulos de terra é a libertação e a segurança para quem quer produzir. Estamos entregando para os produtores e eles esperaram mais de 30 anos. Agora, esse sofrimento acabou porque eles têm direito à terra”, analisou Helder.

De acordo com o Presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono, a atual gestão do governo do Estado se faz presente realizando uma ação esquecida pelo poder público no passado. “Nosso objetivo é fazer a conclusão do processo de regularização fundiária - a entrega dos títulos de terras para agricultura familiar - importantíssima para garantir segurança jurídica e desenvolver as atividades produtivas no campo. Agora o governo do Estado, na gestão do governador Helder Barbalho, vem juntamente para implementar essa política pública tão importante não apenas na agricultura familiar, mas para todo o estado”, ponderou Kono.

Durante a agenda em Tucuruí, o governador esteve acompanhado da comitiva estadual, e dos deputados estaduais Chamonzinho, Renilce Nicodemos, Orlando Lobato, e Beto Faro, o deputado federal Olival Marques, além de prefeitos e vereadores da região.