Unidades Seduc na Escola (USEs) realizam o dia 'D' de Busca Ativa Escolar
A ação foi intensificada em algumas Uses para identificar os alunos que não tem acompanhado as atividades e trazer de volta à rotina de estudos
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que ocasionou a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou o movimento “Todos Em Casa Pela Educação” para garantir que os alunos mantivessem os estudos diariamente em suas casas, de maneira on-line, por meio das plataformas digitais e também com a distribuição dos cadernos impressos para os alunos que não tem acesso à internet.
E, neste seguimento, as Unidades Seduc na Escola (USEs), têm realizado a Busca Ativa Escolar para identificar os alunos que não tem acompanhado as atividades e trazer de volta à rotina de estudos e dar continuidade ao calendário letivo. Visando esta ação, a 18ª Unidade Seduc na Escola (Use) que jurisdiciona 23 unidades de ensino em Marituba realizou nesta quarta-feira (19), o Dia “D” de Busca Ativa.
Maria Matheus Mota, gestora da USE 18, ressalta que a Busca Ativa Escolar é uma ação necessária para garantir a continuidade e desenvolvimento escolar da comunidade. “É através das ações constantes de Busca Ativa que as escolas jurisdicionadas pela USE 18 têm diminuído de forma significativa os números de evasão escolar e reprovação, garantindo um futuro mais promissor aos nossos alunos. Vale ressaltar que essa ação exige compromisso de todos que fazem educação, em especial da comunidade”, comentou Maria Matheus, gestora da USE 18.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, em Marituba, que atende 1.200 alunos, a ação ocorre o ano inteiro. Devido ao isolamento social, recomendado pelos órgãos da saúde, a escola passou a utilizar o WhatsApp como canal de comunicação direto com os alunos, onde é feito o acompanhamento e atualização de contatos, bem como o fluxo de entregas e recebimento dos cadernos de atividades impressos.
A diretora da escola, Sônia Rodrigues, conta que este monitoramento funciona como resgate para devolver o direito à aprendizagem. “A importância é resgatar esses alunos que, por algum motivo, abandonaram ou estão fora da escola. A nossa meta e objetivo principal é garantir direito à educação para todos” disse a professora.
O aluno Victor Alexandre Alves, de 16 anos, que cursa a 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Otávio Meira, localizada em Marituba, conta que passou um tempo fora da escola por questões pessoais, mas esta iniciativa gerou o acolhimento e o resgatou. “Fiquei fora durante seis meses este ano devido alguns acontecimentos e obrigações pessoais que me impediram de dar continuidade aos estudos. Enxergo de forma muito positiva que a escola faça isso com a gente, me senti acolhido”, disse o aluno.
A USE 18 atende cerca de 13 mil alunos nas diversas modalidades de ensino. As instituições trabalham com ações coletivas com o uso de mecanismos diferenciados, além de desenvolver ações motivadoras e que mantém um vínculo de comunicação entre as turmas.
Além da Use 18, outras Unidades Seduc da Escola (USEs) e Unidades Regionais de Ensino (UREs) - responsáveis pelas escolas localizadas no interior do estado, têm intensificado e realizado constantemente o processo de Busca Ativa, ação contínua que segue orientações do Unicef com o intuito de colocar em prática as rodas de diálogo com todos os segmentos da comunidade escolar e assim, fortalecer a união entre escola e comunidade.