Agentes de segurança pública recebem 2ª dose de imunizantes contra a Covid-19
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) continua avançando com a cobertura vacinal dos agentes das forças de segurança. Na manhã desta quinta-feira (20), foi aplicada a segunda dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac para 815 servidores no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP-PMPA), no bairro do Souza. A primeira dose foi aplicada nos agentes no mês de março.
Receberam a complementação dos imunizantes servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Segup, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e do Departamento de Trânsito. Foram disponibilizadas 685 doses de Astrazeneca e 130 de Coronavac.
A vacinação foi possível por meio do esforço da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) que teve a anuência do Ministério Público Estadual, tornando o Pará o Estado pioneiro na vacinação. O coordenador de Políticas de Prevenção da Segup, Capitão Rodrigo do Vale, destaca que a segunda dose estabelece uma maior cobertura vacinal dos agentes, promovendo esperança e segurança a este grupo prioritário que não pode exercer suas atividades em home office.
“A garantia da imunização é de extrema importância para a preservação dos serviços essenciais à sociedade paraense, bem como, a preservação da vida dos próprios servidores e de seus familiares por se tratar de um vírus com taxas consideráveis de transmissibilidade ocasionando o afastamento do serviço e, infelizmente, até a letalidade dos nossos agentes”, destacou o coordenador.
Com viagem para atuar no sul do Estado, o agente de trânsito do Detran, Jorge Bahia, acredita que a imunização reflete na segurança em desempenhar as funções e no contato com população. “Somos linha de frente e agora o sentimento é de proteção. Graças ao esforço do governo do Estado conseguiremos desenvolver melhor o nosso trabalho”.
Assim também concorda a tenente da PM, Brenda Baker, que atua no Centro Médico Veterinário (CMV), responsável pelo cuidado dos animais da corporação, que vê uma segurança também aos familiares dos vacinados. “Nós da segurança estamos no dia a dia nas ruas, nos expondo no contato com o vírus. A segunda dose representa uma proteção para nós e nossas famílias que estão isoladas em casa. Agora é agradecer aos envolvidos pela atenção para conosco”, afirmou a militar.
Para a aplicação das vacinas houve apoio de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e dos profissionais da área médica que trabalham nas Polícias Militar e Civil e CPC Renato Chaves. Desde o início da imunização dos agentes, foram vacinados mais de 10 mil profissionais de segurança pública.
Por: André Macedo (Ascom/Segup)