Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Enfermeiros recebem homenagem por protagonismo no combate à Covid-19

Por Governo do Pará (SECOM)
20/05/2021 14h52

A Enfermagem enfrenta os desafios inerentes a pandemia: o medo do contágio, o distanciamento, dificuldades de comunicação e o saber lidar com as perdas de pacientes e a reação dos familiares são apenas algumas das questões complicadas que acontecem diariamente. Para Mayara Carneiro, enfermeira há 11 anos e atualmente coordenadora de enfermagem no Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos, o maior desafio no enfretamento a Covid-19 é atender a população como um todo, entender a reação da doença na particularidade de cada paciente e suas comorbidades.

Embora os profissionais tenham que administrar o tempo todo um misto de sentimentos diante um cenário com muitos fatores desconhecidos, Mayara manifesta o otimismo como um dos seus valores na profissão “A mensagem que eu deixo para você enfermeiro, é que seja forte, alguém se espelha em você, se você for forte, sua equipe também será”, comentou a profissional.

Cuidando da população com profissionalismo, carinho e atenção, os profissionais de Enfermagem formam o maior grupo de atuantes no Sistema de Saúde Pública Brasileiro. Durante a pandemia, o desempenho dos enfermeiros chamou a atenção da sociedade para a importância deste profissional, e ganharam protagonismo, receberam homenagens e mutirões de agradecimento por parte dos recuperados da doença.  

Na última quarta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos promoveu um evento simbólico em homenagem aos profissionais da classe. Foi promovido aos colaboradores uma programação especial, com o tema “Equipe de Enfermagem no enfrentamento do Covid-19 e Motivação Pessoal” participaram de uma palestra ministrada pela Thalia Cichaczewki, Psicóloga convidada, integraram-se a atividades lúdicas a fim de entretenimento e celebração. O dia foi marcado também por uma refeição especial durante todos os turnos de trabalho. 

O papel de auxiliares, técnicos e enfermeiros, dentro e fora da situação de pandemia, é essencial no SUS, o HPGCS guiado por uma gestão focada na humanização, ressalta constantemente através de ações internas, como o NEP – Núcleo de Educação Permanente, programa centrado na atualização profissional, a importância de cuidar de quem cuida, sempre levando em consideração a prestação a assistência à saúde pública de forma mais eficiente possível. 

Por: Kylanne Bitencourt (Ascom Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos)