Seap apresenta projeto do Escritório Social em atendimento a egressos
Iniciativa foi apresentada pela Diretoria de Reinserção Social da Seap, em reunião de alinhamento sobre o funcionamento do projeto
A missão institucional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária vai além das políticas públicas implementadas dentro do sistema penitenciário. A Seap, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), vai inaugurar o Escritório Social, voltado para o atendimento técnico, social e psicológico de egressos. O espaço foi apresentando nesta terça-feira (18) pela Diretoria de Reinserção Social da Seap, em reunião de alinhamento sobre o funcionamento do projeto. O próximo passo é a formação das equipes de trabalho.
O Escritório Social idealizado pelo programa Fazendo Justiça, parceria entre CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP), será executado pela Seap, e visa a garantir assistência às pessoas que retomaram a liberdade e buscam oportunidades de trabalho e renovação de modo de vida.
O Escritório Social proporcionará atividades coletivas, como cursos e palestras, mas também vai reunir custodiados do regime semiaberto e monitorados eletronicamente.
"Sinto que estamos no espírito correto de como desenvolver esse projeto. A Seap vai conseguir fazer um escritório social de qualidade. Temos certeza de que os egressos vão gostar e sempre estarão presentes nas atividades do escritório", afirmou a coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Pará, Blenda Nery.
"É um espaço ordenado e bem organizado que visa a quebrar o ciclo da violência e da reincidência. A confiança dos órgãos de Justiça está presente no trabalho prisional do Pará", comentou Luís Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo (DMF).
Para o titular da Seac, Jarbas Vasconcelos, "quem está no 'campo de batalha' tem o feeling do momento, por isso, estamos trabalhando para garantir a mudança de vida das pessoas dentro e fora do sistema prisional. Temos a certeza de que estamos no caminho certo", disse ele.
Participaram da reunião virtual o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos; o diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado; Talles Andrade de Sousa, coordenador geral adjunto do Programa Fazendo Justiça; Maria de Fátima Alves, juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará; Fernanda Almeida, coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça; Blenda Nery, coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário no Pará; e Felipe Athayde, coordenador do eixo de Promoção de Cidadania do Programa Fazendo Justiça.