Oficinas de Comunicação são levadas a bairros atendidos pelo TerPaz
Moradores podem escolher entre cursos de Linguagem Teatral, Fotografia, Grafite e Arte Urbana, Multimídia, Estudos de Mídia, Rádio e Tv, Publicidade e Propaganda
Representantes das secretarias de Articulação da Cidadania (Seac) e de Comunicação do Pará (Secom) discutiram as ações nos bairros A reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), contou com a participação de representantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom). O objetivo foi o alinhamento sobre os cursos a serem ofertados para os moradores dos territórios do Jurunas, e posteriormente, no bairro Benguí, territórios inseridos no Programa Territórios pela Paz, do Governo do Estado.
"Nós estamos entrando nos territórios atendidos pelo TerPaz, que são sete, como ainda não tínhamos entrado no bairro do Jurunas e no do Benguí - fizemos apenas uma ação - nós viemos trazer uma proposta de quais oficinas nós podemos levar para os bairros e, a partir daí, definir o tema que vamos levar para a comunidade do Jurunas, e hoje conseguimos alinhar a data e do tipo de oficina que deve ocorrer agora no próximo mês de Junho. Provavelmente o curso ofertado será o de oficina de comunicação comunitária, que tem duração de quatro dias, de 9h às 12h, para no máximo 30 estudantes’’, afirmou o representante Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), Rodolfo Rabelo.
Foi elaborado um formulário, enviado aos moradores do bairro do Jurunas, que puderam escolher quais ações de comunicação eles gostariam de receber no bairro, entre Linguagem Teatral, Fotografia, Grafite e Arte Urbana, Design, Arte Digital, Multimídia, Estudos de Mídia, Rádio e Tv, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial, Produção Cultural, Jornalismo, Produção de Texto, Comunicação Comunitária, Educomunicação, Produção Audiovisual e Desenho.
Os próprios moradores escolheram os cursos, por meio de um questionário, sendo assim eles puderam decidir os cursos que serão ministrados dentro do território do Jurunas. "Tudo indica que a ação vai ser realizada no mês de junho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Camilo Salgado”, ressaltou a Gestora do Território do Jurunas, Delma Braga
"No bairro do Benguí, ainda estamos no processo inicial, dessa escuta comunitária, enviamos o questionário nos grupos de WhatsApp e mandamos para lideranças, para a população responder, o que ela gostaria de fazer, nós iniciamos ontem (19) a distribuição deste formulário e até segunda-feira (24) a população pode responder, quais cursos eles preferem’’, disse a Gestora do Território do Benguí, Juliana Chaves.
SERVIÇO
Os cursos ofertados estarão disponíveis para os moradores dos territórios onde serão ministrados para pessoas acima de 15 anos de idade. As inscrições serão abertas em breve no site da Secom: http://www.secom.pa.gov.br/.