Campanha do Hemopa convoca doadores para reforço do estoque
Neste sábado (18), primeiro dia da campanha “No carnaval, use fantasia de salva-vidas. Doe sangue”, que visa a garantir a manutenção do estoque estratégico de sangue na hemorrede estadual, a Fundação Hemopa terá pela frente o desafio de atingir a meta inicial de 500 doações. Para isso, organizou uma programação especial que será aberta às 7h30 e se estenderá até as 17h, com a participação de várias atrações, além da oferta de serviços de saúde, orientações e distribuição de kit com camiseta personalizada e preservativos. A campanha em Belém se estenderá até o dia 24, e nas unidades do interior até o final do mês.
A campanha tem como finalidade conter a evasão de candidatos à doação de sangue no período carnavalesco, quando o número de coletas chega a cair em torno de 40%, devido ao deslocamento de boa parte da população para outras cidades em busca de programações festivas do período ou mesmo para relaxar no feriado prolongado. Todavia, é também nessas datas que a demanda por bolsas de sangue aumenta na rede hospitalar.
Composta por 44 unidades espalhadas entre a região metropolitana de Belém, Marabá, Santarém, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, a hemorrede estadual é responsável por suprir o estoque de sangue para atendimento integral da demanda transfusional da rede hospitalar, com mais de 200 estabelecimentos de saúde.
Em 2016, a campanha registrou a participação de 2.258 voluntários, resultando em 1.820 doações de sangue que ajudaram a salvar cerca de 7.200 pacientes. Somente em Belém, foram 84.819 comparecimentos que somaram 65.368 coletas. Para este ano, a meta é elevar esse quantitativo em 10%.
Universitários da Faci são os primeiros a aderir à campanha
Um grupo de 24 formandos do curso de Direito da Faculdade Ideal antecipou a colaboração na campanha doando sangue na sede da Fundação Hemopa, na manhã desta sexta-feira. Os acadêmicos optaram pelo ato solidário para marcar a solenidade de formatura. “Todas as turmas escolheram um tema voltado à responsabilidade social e a nossa opção deu-se em função da necessidade constante de abastecimento do estoque de sangue do hemocentro. Vamos mostrar isso durante a nossa solenidade de formatura”, explicou o colando Davi Azevedo, 22, que fez a sua segunda doação.
Para a formanda Joelma Dias Quaresma, 25, a oportunidade representou a realização de um desejo antigo. “Esta foi a primeira de muitas doações que pretendo fazer. Adorei a experiência, estou feliz em beneficiar alguém com a minha colaboração. E vou indicar a doação para outros amigos, também”, comentou.
Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, assistente social Juciara Farias, a hemorrede estadual precisa suprir o estoque de sangue para atendimento integral da demanda transfusional da rede hospitalar no estado. Ela aposta na adesão de antigos e novos doadores. “Acredito que teremos uma boa participação do público, pois sempre que conclamamos a população a nos ajudar temos um bom retorno.”
Programação - A abertura da campanha neste sábado terá muitas atrações, além de ações educativas em saúde e lazer, para receber antigos e novos doadores de sangue da região metropolitana de Belém, e ações similares nos municípios de Santarém, Castanhal, Marabá, Capanema, Redenção, Altamira, Tucuruí e Abaetetuba. A programação inclui atividades de arte-educação para o trânsito em parceria com o Detran, orientações para prevenção à saúde do doador e oficinas de customização de camisas que serão entregues aos doadores, em parceria com Faculdade Estácio/FAP.
Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval, vai aderir à campanha. A iniciativa conta com a participação da Sociedade Amigos da Marinha - Pará e pretende alcançar cerca de 200 militares, além de familiares e amigos.
Quem comparecer vai entrar no clima da folia carnavalesca com a apresentação das escolas de samba Rancho Não Posso me Amofiná e Império Pedreirense, do grupo Top Ritmos, da cantora Gigi Furtado, da animadora Dona Sandra, da dupla Rodolfo e Ronaldo, e dos cantores Cezar Farias e Felipinho.
A organização da campanha preparou ainda o “Cantinho do “Selfie“, onde os doadores poderão se produzir com a ajuda de acessórios colocados à disposição do público e registrar sua participação no evento.
Campanha do carnaval 2017
De 20 a 22, a partir das 9h, técnicos da Secretaria Municipal de saúde (Sesma), repassarão orientações de prevenção contra dengue, zika e chikungunya. Já os técnicos do Hospital Barros Barreto repassarão informações preventivas sobre a febre amarela. Neste mesmo dia, haverá ainda ação de saúde com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e Hospital Barros Barreto, de 9h as 10h.
De 20 a 24 será a vez do projeto Caravanas Solidárias, que reunirá grupos de instituições parceiras para doar sangue durante o período da campanha. Para isso, o Hemopa cederá um microônibus para o transporte dos candidatos à doação.
Podem doar sangue: pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.