Programa promove palestras para área da Construção Civil
O "Circuito Cidadania" promove uma série de palestras educativas simultâneas voltadas à promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil. A programação gratuita, que começa nesta segunda-feira (20) e segue até a sexta (24), é realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seeips) e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). O Circuito marca os 75 anos do sindicato, celebrados no dia 26 de fevereiro, e serão atendidos dois mil trabalhadores.
O alerta sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti foi um dos temas escolhidos para a série de palestras. Dados do Ministério da Saúde indicam que os casos de chikungunya e dengue registraram aumento no País. O levantamento indica ainda que foram 4.291 casos suspeitos de Zika, 95 deles suspeitos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso provocados pela doença.
“Não podemos perder vidas para o lixo e o acúmulo de água, onde se formam os focos do mosquito. E para combater a proliferação das doenças, informação é fundamental. É preciso levar aos nossos trabalhadores métodos de prevenção, como eliminar os focos do mosquito, locais de realização do exame, os sintomas, tratamento, tudo em busca de preservar a saúde dos trabalhadores e suas famílias”, diz Marcelo Gil Castelo Branco, presidente do Sinduscon-PA. Além das palestras sobre “Dengue, chikungunya e Zika vírus” haverá, ainda, uma Unidade Móvel do Sesi, que oferecerá atendimentos odontológico e de saúde preventiva voltados ao trabalhador.
Outro tema abordado no “Circuito Cidadania” é o combate à violência doméstica. Segundo dados do Pro Paz, 76% dos casos de violência contra a mulher ocorrem dentro de casa, no ambiente familiar. Para romper o ciclo de agressão, é preciso um esforço conjunto para discutir o assunto e esclarecer que a violência contra a mulher é crime. “É importante trabalhar essa mudança de concepção, para que os direitos da mulher sejam identificados também pelo homem”, destaca Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz, parceira do Sinduscon-PA.
Além dos dois temas que já integram a agenda de ações realizadas pela Central de Serviços, o Sinduscon-PA promove ainda um terceiro tema de debate no evento que celebra os 75 anos da entidade. A palestra “Comportamento seguro nos canteiros de obras” será conduzida por técnicos do Senai, um dos novos parceiros do Construção Saudável+, projeto do Sinduscon-PA que promove ações educativas e de responsabilidade social em parceria com entidades que são referências no Pará.
As palestras são gratuitas e abertas a toda construtora que solicitar participação no “Circuito Cidadania”. As empresas interessadas deverão entrar em contato com a Central de Serviços do Sinduscon-PA para a escolha das palestras e datas acessando os canais: csaudavel@sindusconpa.org.br, telefones 3241-8383 e 98162-1664 (WhatsApp).
Texto: Ascom Sinduscon - Pará