Emater avança com ações de arborização e paisagismo na zona rural de Monte Alegre

Foram utilizadas as espécies Ipê roxo, rosa e amarelo, Oiti, Jabuticaba e outras mudas paisagísticas

11/05/2021 15h26 - Atualizada em 11/05/2021 16h07

As espécies Ipê roxo, rosa e amarelo, Oiti, Jabuticaba e outras mudas paisagísticas começaram a ser plantadas com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na Vila Canp, localizada na zona rural de Monte Alegre. 

A ação, iniciada neste mês de maio, é a continuidade do projeto “Monte Alegre Mais Verde” do escritório local da Emater no município. Inicialmente, o local escolhido na zona rural para a arborização foi a Praça de São Raimundo, onde, segundo Egnaldo Garcia, chefe do escritório local da Emater em Monte Alegre, foram utilizadas espécies para recompor o passivo ambiental e melhorar o aspecto paisagístico da praça. 

“O projeto tem o objetivo principal de criar espaços ambientalmente mais saudáveis, com a diminuição da temperatura, sombreamento, repovoamento desses espaços de uso comum com essências florestais permitindo sua reutilização pelos moradores locais, pois se trata de uma região considerada muito árida no chamado verão amazônico com elevada temperatura”, afirma o coordenador. A arborização da Praça da Vila Canp contou também com o apoio da equipe catequética da igreja local. 

Nascida em Monte Alegre, Elcilene Ribeiro, faz parte da equipe catequética e é moradora da comunidade há 57 anos, sempre residindo próximo a Praça. Para ela, a iniciativa melhora a vida de todos que vivem no local. 

“Fiquei muito satisfeita com a preocupação da Emater de proporcionar um ambiente arborizado e agradável junto à nossa comunidade, agora temos um ambiente mais alegre e agradável para cada um de nós moradores”, afirma Elcilene. 

No total, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas na zona rural. A expectativa do escritório local da Emater em Monte Alegre é seguir com o projeto para outros locais da cidade e ampliar a produção de mudas por meio da parceria com a Prefeitura do município. 

“Nossa meta com essa parceria é de que juntos possamos transformar Monte Alegre em uma cidade ambientalmente sustentável”, conclui Egnaldo Garcia, chefe do escritório local. 

Além da ação na zona rural, realizada agora em maio, a área urbana de Monte Alegre já recebeu 20 novas mudas que foram plantadas em março deste ano, na área da Praça Matriz e na rotatória da cidade.

Por Governo do Pará (SECOM)