Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARAJÓ

Governo autoriza licitação para reconstrução do Terminal Hidroviário de Cachoeira do Arari

Por Bruno Magno (SEOP)
10/05/2021 20h23

No dia em que completa 188 anos, o município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, ganha presente de aniversário: o Governo do Pará autorizou abertura de licitação para reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário da cidade. Por meio das redes sociais na noite desta segunda-feira (10), o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou o investimento ao lado do presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly.

"Cachoeira do Arari é uma cidade importantíssima da ilha do Marajó, e que hoje, dia 10 de maio, faz aniversário. Como presente estamos autorizando essa obra de R$ 2,6 milhões que vai fazer com que Cachoeira tenha uma nova porta de entrada para quem vem pelos rios. Essa região é fundamental, pois o rio interliga as pessoas, e esse terminal chega para garantir acessibilidade e qualidade para as pessoas que entram e saem do município, como também para escoamento da produção", disse o governador Helder Barbalho.

Para o presidente da CPH, Abraão Benassuly, que ficará responsável pela futura revitalização do espaço, o novo equipamento vai potencializar o turismo na região e oferecer mais conforto e segurança para os usuários. O município possui hoje uma população de 27 mil habitantes, segundo a administração municipal.

"O objetivo desta reconstrução por parte do Governo do Estado é propiciar uma maior integração de Cachoeira do Arari com os outros municípios do Marajó, que também terão todos os seus terminais revitalizados. Este terminal também vai facilitar o escoamento da produção local e permitir um maior desenvolvimento da economia na região", destaca o gestor.

O novo terminal contará com climatização, cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos oficiais, guarda-volumes, TV, bebedouro e duas lojas para vendas de artesanatos. A obra ainda prevê a instalação de uma rampa metálica articulada coberta e flutuante metálico coberto.  As instalações elétricas e hidrossanitárias também serão refeitas, assim como as partes de sinalização e paisagismo.