Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Codec e prefeitura de Capitão Poço discutem fortalecimento do setor produtivo

Encontro marca a segunda etapa do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local, que visa a estabelecer estratégias de investimentos na região 

Por Igor Nascimento (SEMAS)
05/05/2021 14h22

Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a prefeitura municipal de Capitão Poço, no nordeste do estado, esteve em discussão, nesta quarta-feira (5), em videoconferência envolvendo secretários municipais e a equipe técnica do órgão estadual. A reunião representou a segunda etapa de apresentação do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local, que visa a estabelecer estratégias para beneficiar o setor produtivo e atrair novos investimentos na região. 

A iniciativa, que tem como base a missão institucional da Codec, envolve principalmente um levantamento da situação econômica do município, incluindo indicadores de desenvolvimento e as potencialidades locais, com o objetivo de propor políticas públicas voltadas para novos negócios, como leis de incentivos fiscais, criação de áreas econômicas especiais, como o Parque da Pequena Indústria, e a elaboração do Guia do Investidor.

Evandro Diniz, gerente de Relações Institucionais da Codec, conduziu a apresentação focada em dados sobre emprego e renda, comércio exterior e os principais setores da economia do município. “Observamos pontos de destaque na economia como a agropecuária, a indústria e os serviços, mas há espaço para desenvolver ainda mais por meio do favorecimento dos investimentos, pois as potencialidades existem", disse ele.

"Atualmente, por exemplo, no comércio exterior, Capitão Poço desponta nas exportações de suco de frutas e madeiras e derivados, tendo como principais destinos países como Holanda e Índia, isso muito em razão da presença da grande empresa-âncora Citropar, produtora de cítricos presente há mais de 20 anos no município”, destacou.

Evandro Diniz pontuou quatro principais oportunidades econômicas locais: agroindústria (fruticultura e alimentos), produtos de alto valor agregado; desenvolvimento do turismo; serviços especializados/fornecimento de bens às grandes empresas; logística, em razão da proximidade de grandes centros; e integração com institutos de ensino e pesquisa para apoio ao processo produtivo. 

Raimundo Mota, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Capitão Poço, destacou a relevância do levantamento e checagem dos dados econômicos sobre o município para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto com o Estado.

“Nós tivemos mudanças significativas nos últimos 10 anos, por isso a importância de obtermos os dados para trabalharmos pela atração de investimentos, pois nós temos muito espaço. Nosso objetivo aqui na secretaria tem sido o de qualificar a nossa mão de obra, promovendo cursos em várias áreas, por entender que Capitão Poço hoje é um polo na região e tem muito potencial, por isso já estamos inclusive buscando uma indústria que queira investir aqui no setor de ferragens. Estamos à disposição da Codec para essa iniciativa por meio de toda a nossa equipe”, declarou o secretário municipal.

Com a sinalização positiva do município, as próximas etapas envolvem o estabelecimento de um cronograma para a elaboração de relatórios e diagnósticos sobre a economia municipal e a entrega formal do Guia do Investidor à prefeitura.