Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa publica resultado final da revalidação de diploma de Medicina

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
04/05/2021 15h51

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) publicou, nesta terça-feira (4), o resultado definitivo do processo de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Medicina, expedido por instituições de ensino superior estrangeiras. A lista com os nomes dos 40 candidatos habilitados à classificação final do processo de seleção pode ser acessada na página de acompanhamento do certame.
 
Na quarta-feira (5) e na quinta (6), segundo o cronograma da seleção, o candidato deverá efetuar o pagamento referente ao valor complementar da taxa administrativa. Já até o dia 7 de maio, das 9h às 15h, o candidato deverá entregar o diploma médico original e o comprovante de pagamento da taxa administrativa na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), localizada na Reitoria da Uepa, no bairro do Telégrafo, em Belém. Os documentos devem ser entregues pelo próprio candidato ou por procurador habilitado, para efetivar a classificação.
 
Na próxima semana, uma cerimônia on-line marcará a entrega dos diplomas revalidados.
 
Seleção - Destinados aos médicos que necessitaram regularizar o diploma para exercício da profissão no Brasil, a seleção recebeu 415 pré-inscritos. Destes, 330 confirmaram a inscrição e, agora, 40 profissionais foram habilitados para classificação final. Entre os participantes, candidatos de diversos países além do Brasil, entre eles, Cuba, Venezuela, Bolívia, China, Coréia do Sul, Alemanha, e Argentina.
 
O processo de revalidação foi efetivado em quatro fases: análise documental; prova teórica executada em duas etapas (múltipla escolha, com 100 questões, e descritiva); prova prática de habilidades clínicas; e análise pedagógica. Todas as etapas foram de caráter eliminatório e classificatório, e realizadas seguindo os protocolos de segurança para prevenção ao novo Coronavírus.
 
O aprovado agora terá o diploma da universidade de origem reconhecido, o apostilamento do diploma e o histórico. Com isso, será possível solicitar o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) para poder exercer a profissão.

Revalidação na Uepa

A Uepa realiza a revalidação e convalidação de diplomas desde 2017 para diversos cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, em 2020, a Universidade incluiu o curso de Medicina no processo de revalidação e convalidação de diploma, em função da pandemia da Covid-19, que exigiu a entrega de mais profissionais da área da saúde para atuação no Estado do Pará.
 
Pra a pró-reitora de Graduação da Universidade, Ana da Conceição Oliveira, a participação da Uepa no processo de revalidação dos diplomas de Medicina expedido por instituições de ensino superior estrangeiras é mais uma ação que consolida a missão da Universidade, por meio do compromisso com a sociedade paraense em um momento de grande urgência, como o da pandemia. O objetivo da Uepa, segundo Ana Conceição, é dar prosseguimento à revalidação dos diplomas de Medicina expedidos por Instituições de Ensino Superior estrangeiras nos anos posteriores. “A Universidade tem o objetivo de continuar com o processo, nos anos seguintes de forma contínua, pois é uma forma de consolidar a missão institucional que temos com o povo paraense”, afirmou.
 
O diploma de Medicina de universidades estrangeiras deve ser revalidado no Brasil para o exercício da profissão em território nacional, segundo o Ministério da Educação (MEC).  A revalidação só pode ser feita pelas universidades públicas brasileiras que tenham cursos reconhecidos no mesmo nível e área, ou equivalente. 
 
Serviço:

De 5 a 6 de maio – Período para pagamento da taxa administrativa
Conta corrente 180.325-5, Agência 014, banco 037-Banco do Estado do Pará S/A - BANPARÁ ou por PIX, no C.N.P.J. 34.860.833/0001-44, em nome da Universidade do Estado do Pará (UEPA)
 
De 5 a 7 de maio - Período de entrega presencial da documentação original e comprovante de pagamento da taxa administrativa
Local: Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), localizada na Reitoria da Uepa (Rua do Una, 156- Telégrafo) em Belém.