Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Policlínica Metropolitana retoma atendimento de 21 especialidades com mais de 500 atendimentos

Por Governo do Pará (SECOM)
03/05/2021 16h01

A Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, retomou, nesta segunda-feira (3), seu perfil original de atendimento, dispondo de consultas médicas e não médicas, procedimentos pré-cirúrgicos e exames. O retorno não vai descontinuar os programas “Pós Covid (adulto e infantil)” e o “Pré-Operatório Rápido", que passaram a ser ofertados no dia 19 de abril. Neste primeiro dia de atendimento, houve uma grande adesão da população aos serviços da unidade, que atingiu a marca de mais de 500 pacientes agendados para os atendimentos.
 
Neste retorno, a Policlínica conta com atendimentos de alergologia adulto, cardiologia geral, cardiologia do Programa Pré-operatório Rápido, pneumologia, gastroenterologia, dermatologia, neurologia clínica, hematologia, hepatologia, psiquiatria, infectologia, cirurgia plástica, ortopedia, anestesiologia, ginecologia, mastologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, além de, pediatria geral e clínica médica para Triagem Pós-Covid (adulto e infantil) e especialidades não médicas como: fonoaudiologia, nutrição, serviço social e psicologia.
 
A diretora Executiva da Policlínica, Liliam Gomes, afirma que, com o retorno das atividades habituais da unidade, “houve agendamento prévio de 8 mil pacientes para os diversos atendimentos realizados. O objetivo é dar mais resolutividade à estratégia de saúde pública, ofertando atendimento especializado aos pacientes referenciados das Unidades Básicas e dos Programas Estaduais”, explica.
 
A gestora também ressalta que nesta fase, “serão disponibilizadas vagas de atendimento para até mil pacientes por dia, sendo que um mesmo paciente pode realizar mais de um procedimento enquanto é atendido na unidade”, completou Liliam Gomes. 
 
Para garantir a observância do Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos das especialidades clínicas e dos exames, devem ser totalmente regulados. Desta forma, o paciente deverá ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e sendo necessário atendimento especializado, sob solicitação médica, será encaminhado à Policlínica, através do Sistema de Regulação do Estado (SISREG).
 
Programas- Já para ser atendido nos Programas “Pré-operatório Rápido” e “Triagem Pós-Covid (adulto e infantil)”, o paciente precisará apenas acessar um dos canais de comunicação da Policlínica Metropolitana para fazer o agendamento.
 
O diretor técnico da unidade, Luiz Fausto, afirma que inclusive o "Pós-Covid" e o "Pré-Operatório Rápido" acabam demandando as especialidades, pois ambos têm a triagem como metodologia. "Tudo começa com um check-up, que é quando a gente descobre que existe algum problema que pede a assistência de uma das especialidades", detalha.

Para o secretário de Saúde Pública do Pará, Rômulo Rodovalho, a Policlínica Metropolitana é um coringa para o atendimento à saúde no Estado. “A unidade foi pensada estrategicamente para dar suporte às Unidades de Saúde dos bairros, e também para fluir às demandas de especialidades do SUS. Por dia, a Policlínica tem a capacidade de mil atendimentos, assim, agilizando com eficiência para o atendimento de várias patologias que ficaram paradas devido à Covid-19. No combate à pandemia, a unidade também se destacou pelo o atendimento dinâmico e completo dos casos leves e moderados de infectados com o novo coronavírus”, frisou o titilar da pasta.
 
Entenda:
A Poli Metropolitana, em 2021, passou 40 dias atendendo a casos leves e moderados do novo coronavírus. De 06 de março a 16 de abril, a unidade recebeu 17.356 pessoas. De acordo com o diretor técnico da Policlínica, Luiz Fausto, nos dias 17 e 18 de abril foi realizado um processo profundo e minucioso de higienização e desinfecção de todo o prédio, quando foi encerrado o atendimento a pacientes com o novo coronavírus. "Até mesmo com o uso de produtos químicos, tudo no sentido de realmente agilizar, preparar a unidade e garantir um atendimento com toda a segurança. O paciente pode buscar assistência sem a preocupação de estar exposto a uma contaminação", destaca.
Ano passado, o complexo realizou quase 44 mil atendimentos de Covid, no período de 21 de abril a 30 de junho de 2020.
 
SERVIÇO: Agendamento para os programas “Pré-operatório Rápido” e “Triagem Pós-Covid”:
 
Canais: WhatsApp (91) 98521-5110 – Comunicação somente através de mensagens; Call Center: 4005-5110; E-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br
 
Documentação necessária
 
Triagem Pós Covid: CPF e RG ou documento equivalente com foto (frente e verso); Comprovante de residência atualizado; Cartão Nacional SUS.
 
Pré-operatório Rápido: CPF e RG ou documento equivalente com foto (frente e verso); Comprovante de residência atualizado; Cartão Nacional SUS; Encaminhamento médico de avaliação do risco cirúrgico ou comprovante de indicação de cirurgia.
 
Dias de funcionamento: segunda a sexta
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Endereço: Av. Doutor Freitas, esquina com a avenida Almirante Barroso – Marco. 

Texto: Roberta Paraense