Uepa celebra em concerto os 130 anos de Villa-Lobos
As comemorações pelos 130 anos de nascimento do maior compositor brasileiro de música clássica de todos os tempos ganham programação da Universidade do Estado do Pará, que realiza o concerto “Villa-Lobos: 130 anos”, a ser realizado nesta quinta-feira, 23, às 18h, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), situado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. Idealizada pelo violonista Maurício Gomes, a apresentação traz a obra completa para violão de Villa-Lobos e duas valsas inéditas em solo paraense. O concerto é gratuito e aberto para toda a comunidade.
Com bastante destaque entre artistas estrangeiros, a pequena, mas significativa obra de Villa-Lobos para violão já foi gravada pelos mais importantes violonistas do mundo e integra o currículo de conservatórios e universidades internacionais. O concerto finaliza o projeto de apresentação da obra completa para violão de Villa-Lobos criado por Maurício Gomes, iniciado em janeiro de 2017, com uma apresentação no conservatório Carlos Gomes.
O programa inicia com duas valsas, cujas partituras estavam perdidas e foram recentemente redescobertas: a Valse-Choro e a Valsa de Concerto nº 2, obra incompleta em estilo de música de salão. ”Não há registro destas valsas sendo apresentadas ao público paraense. Acredito que elas ainda são inéditas aqui”, observou o violonista. A Valse-Choro foi redescoberta em 2005, pelo violonista franco-italiano Frédéric Zigante, nos arquivos da editora Max-Eschig, em Paris. A Valsa de Concerto nº 2 foi encontrada em 1995, pelo pianista e compositor paulista Amaral Vieira.
Maurício Gomes iniciou seus estudos de violão aos 12 anos, formando-se em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Uepa e em violão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde estudou com o professor Salomão Habib. Cursou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Rodrigues. Foi professor de violão no Conservatório David de Sousa (Portugal). Atualmente é professor de violão do Conservatório Carlos Gomes.
Programa
Heitor Villa-Lobos (1887-1959):
Valse-Choro
Valsa de Concerto nº 2, op. 8 (1904)
Ciranda nº 1 (Therezinha de Jesus)
12 Estudos (1929)
Duo Camila Pimentel e Maurício Gomes