Estado garante UTIs exclusivas a oncológicos, transplantados e renais crônicos com Covid-19
Os novos leitos de UTIs do Hospital Ophir Loyola contribuem para suprir a necessidade de pacientes do grupo de risco por cuidados intensivos na pandemia
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Ophir Loyola entregue neste sábado (1º) para tratamento de pacientes oncológicos com Covid-19 O Governo do Estado entregou, neste sábado (1º), a nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ophir Loyola, que atenderá pacientes oncológico, transplantados e renais crônicos diagnosticados com a Covid-19. A estrutura conta com 19 leitos distribuídos em dois andares. Desse total, nove já estarão em funcionamento a partir desta segunda-feira (3), os demais serão disponibilizados no próximo mês.
O governador Helder Barbalho afirmou que com a implantação de novos leitos de UTI, o governo estadual consegue suprir a necessidade de pacientes do grupo de risco por cuidados intensivos diante da conjuntura complexa originada pela pandemia do novo coronavírus. Uma preocupação da gestão pública estadual, considerando que o Ophir Loyola assiste enfermos com doenças graves que são imunossuprimidos e, portanto, mais suscetíveis a desenvolver a forma mais grave da doença viral.
“A oferta de leitos de UTI Covid é um compromisso com os pacientes do perfil de assistência de alta complexidade do Ophir Loyola. Não estamos medindo esforços para garantir o cuidado especializado para aqueles que mais precisam e certo de que essa ampliação atende e garante que o Estado possa assistir aqueles que necessitam do sistema de saúde pública”, ressaltou o governador do Pará.
O novo espaço dispõe de dois andares para assistência por equipes multiprofissionais dentro dos protocolos de segurança O secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, destaca que para enfrentar a pandemia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), estruturou a rede estadual para que seja ofertada assistência de qualidade para a população. “Ao todo dispomos de cerca de 1.900 leitos, dentre leitos clínicos e de cuidados intensivos, para assistir pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Com a inauguração dos leitos do Ophir Loyola, teremos mais de 700 leitos UTI disponíveis”.
Diretor-geral do hospital, Joel de Jesus reiterou que a criação de leitos exclusivos para casos de Covid-19 garantirá o acesso mais rápido ao cuidado especializado no Ophir Loyola. Ele avalia ainda que a inauguração de mais uma ala de terapia intensiva dará celeridade às cirurgias oncológicas limitadas à urgência e emergência.
Governador Helder Barbalho: "Não estamos medindo esforços para garantir o cuidado especializado para aqueles que mais precisam" “Os leitos que foram redimensionados no prédio matriz para atender a doença viral voltarão a atender a demanda de cirurgias eletivas, (que são as cirurgias programadas e sem caráter emergencial para pacientes sem o diagnóstico de Covid-19), em sua totalidade”, afirmou o diretor-geral, Joel de Jesus.
Estrutura- A nova ala de Terapia Intensiva fica na travessa 14 de Abril, com acesso interno pelo HOL. Ela foi instalada no prédio desapropriado, em 2014, e que, desde então, estava deteriorando, contudo, o Governo do Estado determinou que fosse transformado em uma ala para UTIs.
O espaço tem uma área de cerca da 882 m², divididos em dois andares: o pavimento térreo com 537,05 m² e o superior com 344,78m², ambos abrigarão leitos de terapia intensiva. No local, equipes intensivistas multiprofissionais prestarão assistência com todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Comissão Controle à Infecção Hospitalar.