Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em dois meses, Hospital de Castanhal garante o restabelecimento de 397 pacientes de Covid-19

São 160 leitos exclusivos para pacientes da infecção do nordeste do Estado, contribuindo para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde da região e da capital

Por Carol Menezes (SECOM)
29/04/2021 14h43

Hospital Regional de Castanhal já recuperou quase 400 pacientes em tratamento contra Covid-19, em pouco mais de dois meses O Hospital Regional de Castanhal já deu alta a quase 400 pacientes atendidos para tratamento contra Covid-19 desde que a unidade reabriu para casos exclusivos da doença, em 26 de fevereiro. De 4 de março, data de saída do primeiro paciente recuperado, até 28 de abril, 397 pessoas venceram a infecção e voltaram para casa. Neste momento, são 103 em atendimento. 

Uma das pacientes que venceu a Covid na unidade foi Augusta Amância da Costa, de 83 anos. Moradora do município de Ourém, no nordeste do Estado, Augusta começou a sentir fraqueza e dificuldade de respirar no começo deste mês. A filha, Antônia Tamires, procurou atendimento médico o mais rápido possível para a mãe, que é hipertensa, e conseguiu internação na rede municipal de saúde. "O quadro dela era delicado, toda a família estava tensa", lembra.  

A transferência para o Hospital de Castanhal em 8 abril foi motivo de alívio. "Nota 10 para a equipe do hospital! A atenção e o carinho que davam nas notícias sobre o estado dos pacientes eram ótimos. Ficávamos bem tranquilos", relata Antônia.  

Unidade tem 160 leitos exclusivos para casos de Covid-19, destinados a pacientes dos municípios que procuram por atendimentoDepois de 21 dias de internação, Augusta recebeu alta e voltou para sua família, para comemoração de todos. "Muito obrigada pelo atendimento excelente, pela equipe humanizada que faz toda a diferença, não temos o que reclamar e sim a agradecer. Estamos muito gratos e minha mãe está muito feliz com o atendimento, fala super bem, só temos gratidão por esses profissionais", reconhece a filha da ex-paciente. 

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho, a reabertura do Hospital Regional de Castanhal foi fundamental para garantir retaguarda e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde da região nordeste e da capital. "O número crescente de pacientes recebendo altas da unidade nos últimos dias mostra a dedicação das nossas equipes e os resultados positivos das ações do governo para conter a pandemia", avalia. 

160 LEITOS

O Hospital Regional de Castanhal tem mantido 160 leitos disponíveis apenas para casos de Covid-19, destinados a pacientes dos municípios que procuram por atendimento. A unidade não funciona no regime de portas abertas e atende apenas pacientes encaminhados via regulação estadual.