Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA E INCLUSÃO SOCIAL

Prodepa instala zonas de acesso à internet em bairros do Programa TerPaz

Iniciativa assegura conexão a diversos serviços de educação, profissionalização e de informações de qualidade nos Territórios Pela Paz

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
26/04/2021 12h07

Bengui e Cabanagem começam a receber a estruttura necessária à operacionalização do acesso livre à internet pelas comunidadesA Prodepa iniciou a implantação das zonas de acesso livre à internet (hotzones), no Bengui e Cabanagem, bairros atendidos pelo programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), em Belém. A partir de agora essas serão áreas cobertas com sinal Wi-fi para acesso à rede mundial de computadores de forma gratuita. A instalação dos hotzones, em 23 deste mês de abril, faz parte das Usinas da Paz (UsiPaz), um dos projetos prioritários do Governo do Estado que integram o TerPaz. Ao garantir a conexão informacional, o Estado assegura a inclusão digital às comunidades, compreendidas como espaços de transformação social na concepção do TerPaz na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do estado. 

Giselle Silva, costureira e artesã, do Bengui, ficou contente com a novidade. “O acesso a esse serviço vai trazer vários benefícios. Para gente, que é autônomo, a possibilidade de novos conhecimentos e de cursos me deixa feliz”, afirmou a moradora.

Costureira e artesão, Giselly Silva avalia que acesso livre à internet vai proporcionar aos moradores mais oportunidades de conhecimentoAs UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca. As usinas fazem parte das políticas públicas para transformação digital no estado do Pará e a Prodepa trabalha com o fornecimento dos serviços para auxiliar no projeto.

Para o gerente de Projetos de Cidadania da Prodepa, Tiago Cardoso, os hotzones trarão mais comodidade, informação e segurança, principalmente contra notícias falsas sobre os serviços ofertados nas usinas. Com um local para poder acessar aos serviços virtuais do governo, a população se torna mais integrada nos programas do governo do estado e na sociedade.

“A internet tem um fator muito importante para o desenvolvimento social, quem não interage fica cada vez mais excluído da sociedade. O acesso à internet é importante pois, aproxima a sociedade das políticas públicas do governo e tem sua importância na transformação digital. Ganha o governo e ganha a sociedade”, reitera o gerente.

Segundo o presidente da Prodepa, Marcos Brandão, as zonas de acesso à internet irão abranger as comunidades onde as usinas se farão presentes. A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) tem como propósito a construção de 10 usinas para as comunidades mais carentes da Região Metropolitana de Belém e outros municípios paraenses. A data oficial para o funcionamento dos hotzones será divulgada em breve.

“A (rede) Wi-Fi que será garantida nas Usinas da Paz, quando da sua inauguração, vai ser de grande contribuição para o gerenciamento dos projetos e programas que constituem o TerPaz, pois possibilitará a ampliação dos serviços como cursos de qualificação profissional, empreendedorismo, formação inicial e continuada e muito mais”, comentou Julio Alejandro Quezada Jelvez, diretor-Geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac.